sábado, 6 de março de 2021

 

“ROMEO. AKBAR. WALTER.”, 2019, Índia, 2h30h, disponível na Netflix, roteiro e direção de Robby Grewal. Trata-se de um thriller político e de espionagem baseado em fatos reais. Ambientado em meados de 1971, quando havia um clima de crescente tensão entre o Paquistão e a Índia envolvendo o Paquistão Oriental (hoje Bangladesh), na época apoiado pelo país de Indira Gandhi. Ali Aka Romeo (John Abraham), um simples caixa de banco, foi recrutado pelo serviço secreto indiano (APA) para trabalhar como espião – seu recrutamento ocorreu depois de um assalto encenado ao banco, quando ele enfrentou os bandidos. Sua difícil e perigosa missão era se infiltrar no governo paquistanês e descobrir informações sobre um possível ataque ao Paquistão Oriental e à própria Índia. Romeo adotou o nome Ambar Malik, intitulando-se cidadão paquistanês. Num lance de pura sorte, ele conseguiu fazer amizade com Isaq Afrid (Anil George), um poderoso traficante de armas com ligações estreitas com o governo do Paquistão. Aos poucos, Malik ganhou a confiança de Isaq e conseguiu ter acesso a importantes documentos secretos, um deles referente à data do ataque ao Paquistão Oriental. A verdadeira identidade de Malik correu o risco de ser descoberta quando alguns oficiais do exército, a mando de Nawab Afrid, filho de Isaq, o prenderam e o torturaram. Malik manteve-se firme e logo seria libertado, continuando com sua missão de passar informações para o serviço secreto indiano. Quase no final, o filme reserva uma reviravolta e tanto, quando Malik já teria outra identidade: Walter Khan. Com exceção da história em si, muito interessante, o filme naufraga em vários aspectos. Exagera naquelas cantorias irritantes típicas dos filmes de Bollywood, totalmente fora do contexto em se tratando de um filme de fundo político. Além disso, o elenco é muito fraco, difícil escolher o pior ator ou atriz, sem falar nas cenas de ação - poucas, aliás -, risíveis de tão mal feitas. O ator principal, o tal John Abraham, é um canastrão de primeira, não convence em momento nenhum. Repito: só vale pela história. Já assisti a muitos filmes bons do cinema indiano, mas este me surpreendeu de forma bastante negativa. Se não tiver interessado em saber alguns detalhes daquele conflito entre o Paquistão e Índia, fuja a galope desse desastre de Bollywood.                      

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