sábado, 8 de abril de 2023

 

“MARINHEIRO DE GUERRA” (“GRIGSSEILEREN”), 2022, Noruega, minissérie em três capítulos em cartaz na Netflix (cada um com 58 minutos), roteiro e direção de Gunnar Vikene. Na verdade, trata-se de um filme que foi dividido em 3 capítulos para ser exibido na TV como minissérie. O filme representou a Noruega na disputa do Oscar 2023 como Melhor Filme Internacional. Baseada em fatos reais, trata-se da história incrível de dois marinheiros mercantes que não conseguiram voltar para a Noruega depois que os nazistas invadiram o país, em 1940. Alfred Garnes (Kristoffer Joner, ótimo) e Sigbjorn (Pal Sverre Valheim), melhores amigos desde a infância, trabalharam em vários navios mercantes transportando mercadorias, alimentos e armamentos para os aliados. Até o final da guerra, eles fizerem parte de várias tripulações e deram sorte de sobreviver, já que os nazistas afundaram 680 navios mercantes, resultando em centenas de vítimas. Um dos navios em que estavam foi bombardeado por uma submarino alemão e afundou, mas os amigos se salvaram. Depois deste último acidente, Cecilia (Ine Marie Wilmann), esposa de Alfred, recebe a notícia de que o marido e o amigo estavam mortos. Alfred também receberia a notícia de que sua família foi morta depois de um bombardeiro em Bergen, sua cidade natal. Sigbjorn conseguiu voltar para a Noruega, mas Alfred se perdeu pelo mundo. “Marinheiro de Guerra” é uma história intensa e emocionante, de muito sofrimento, mais um capítulo triste da Segunda Guerra Mundial. Imperdível!    

 

quarta-feira, 5 de abril de 2023

 

“MISTÉRIO EM PARIS” (“MURDER MISTERY 2”), 2023, Estados Unidos, lançamento da Netflix, 1h29m, direção de Jeremy Garelick, seguindo roteiro assinado por James Vanderbilt. Adam Sandler e Jennifer Aniston voltam a atuar juntos nesta comédia que é uma sequência de “Mistério no Mediterrâneo”, de 2019. Eles formam o casal Nick e Audrey Spitz, "destemidos" detetives que se metem em grandes confusões. Trata-se de uma comédia leve, despretensiosa, ideal para curtir numa sessão da tarde com pipoca. Resumindo, uma bobagem bem divertida. Começa o filme com o casal sendo convidado para o casamento de um antigo amigo, o milionário marajá Maharajah (Adeel Akhtor) com a francesa Claudette (Mélanie Laurent). O cenário da festa é uma ilha paradisíaca no litoral europeu. Um luxo só. Muita música e coreografias que lembram os filmes de Bollywood, com direito a elefante desfilando no meio do salão. Ocorre, porém, que o marajá indiano é sequestrado no meio da festa. Para descobrir quem são os sequestradores, Nick e Audrey entram em ação, agindo em colaboração com o agente especial Miller (Mark Strong), do serviço secreto inglês (MI-6). A confusão está armada, principalmente pelos atrapalhados detetives Nick e Audrey. Os sequestradores exigem uma grande soma para o resgate, que terá de ser feito em Paris, no topo da Torre Eiffel – é a primeira vez que uma cena de filme é gravada no topo da Eiffel. Também estão no elenco Tony Goldwyn, John Kani, Dany Boon, Jodie Turner, Enrique Arce e Kuhoo Verma. Com muitas cenas de ação e sequências bem divertidas, “Mistério em Paris” é uma ótima opção de entretenimento, com mais uma vantagem: Adam Sandler não está tão intragável como costuma ser.      

terça-feira, 4 de abril de 2023

 

“A QUEDA” (“FALL"), 2022, Estados Unidos, 1h46m, em cartaz na Amazon Prime, direção de Scott Man, cineasta inglês radicado nos EUA, que também assina o roteiro com a colaboração de Jonathan Frank. Não tenho dúvidas em afirmar que este é um dos melhores lançamentos do ano. Trata-se de um suspense eletrizante, com sequências de tirar o fôlego. Um ano depois de tentarem escalar uma montanha e assistir à morte de um amigo – na verdade, marido de uma delas -, as jovens alpinistas Hunter (Virginia Gardner) e Becky (Grace Caroline Fulton) voltam a se encontrar, retomando a velha amizade. Hunter agora é uma youtuber de esportes radicais que faz um grande sucesso nas redes sociais. Becky, porém, continua em depressão por causa da trágica perda do marido Dan (Mason Gooding). Para tirar a amiga dessa situação, Hunter propõe uma nova e inédita aventura: escalar juntas uma antiga torre de rádio desativada. Dois problemas: a altura de mais de 600 metros – o dobro da Torre Eiffel – e a localização, num lugar remoto do deserto. Meio a contragosto e morrendo de medo, Becky topa participar da aventura. Resumo da ópera: elas chegam ao topo mas não conseguem mais descer, pois a escada, de tão enferrujada, se desloca do mastro, deixando as moças presas lá em cima. Haja coração!, como diria  Galvão Bueno. A partir daí, o espectador terá diante de seus olhos uma experiência única e angustiante, pois as cenas são tão bem feitas que nos colocam lá no topo sofrendo com as moças. Para se ter uma ideia, o escritor Stephen King, autor de best-sellers do gênero terror, descreveu o filme como “Uma experiência verdadeiramente aterradora. É o filme mais assustador de 2022”, afirmou. “A Queda” foi um grande sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, tanto que já anunciaram uma sequência. Aviso importante: se você tiver medo de altura, não assista, pois o filme apresenta tomadas de causar vertigem a astronautas. IMPERDÍVEL! (assim mesmo, com maiúsculas).       

domingo, 2 de abril de 2023

 

“SORRIA” (“SMILE”), 2022, Estados Unidos, 1h55m, em cartaz na Amazon Prime (disponível para alugar), direção e roteiro de Parker Finn - sua estreia como diretor de longas. Terror psicológico na base de muitos sustos, o que é um dos pontos favoráveis do filme. A história começa com a médica psiquiátrica Rose Cotter (Sosie Bacon) recebendo para consulta uma jovem traumatizada depois de ter testemunhado o suicídio de seu professor. Dizendo estar tomada por uma entidade maligna, a moça se suicida na frente da médica, exibindo como seu último ato um sorriso horripilante. Agora quem fica traumatizada é a psiquiatra, que acaba acreditando que a entidade maligna tenha tomado seu corpo. A situação compromete o trabalho de Rose no hospital, piora o relacionamento com a irmã mais velha e com o próprio marido. Resumindo, ela fica realmente louca e parte para descobrir quem é a tal entidade maligna. Para isso, terá a ajuda de um ex-namorado, o policial Joel (Kyle Gallner), e da terapeuta Madeline Northcott (Robin Weigert). “Sorria” apresenta dois trunfos principais, o ótimo desempenho da atriz Sosie Bacon, filha do ator Kevin Bacon e da atriz Kyra Sedgwick, e os sustos destinados a eriçar os pelos do pescoço dos espectadores. Também estão no elenco Jessie T. Usher, Rob Morgan e Caitlin Stasey. O filme tem tudo para agradar os fãs do gênero terror. Nos Estados Unidos, bateu recordes de bilheteria, faturando US$ 210 milhões. O sucesso comercial foi tão grande que a Paramount Pictures já anunciou uma sequência.