sábado, 18 de novembro de 2023

 

“O ÚLTIMO HERÓI” (“GEROY”), 2019, Rússia, 2h01m, em cartaz desde o último dia 6 de outubro no Prime Vídeo, direção do cineasta armênio Karen Oganesyan, seguindo roteiro assinado por Nikolay Kulikov. Ótima opção de entretenimento para quem curte filmes de espionagem, com cenas de ação de tirar o fôlego, cenários deslumbrantes, belas mulheres e muitas reviravoltas. A história é centrada no espião russo Andrey Rodin (Alexander Andrejewitsch), integrante da agência secreta intitulada Juventude. Assim como vários agentes da Juventude espalhados por vários países do mundo, Andrey foi treinado desde adolescente pelo seu próprio pai, coronel Oleg Rodin (Vladimir Mashkov). Depois que a agência foi extinta e seu pai dado como morto, Andrey resolve ficar na Alemanha, país onde ocorreu sua última missão. Em uma competição de balões na Polônia, ele conhece Masha Rakhmanova (Svetlana Khodchenkova), outra espiã que trabalhou para a Juventude. Quando eles iniciam um romance, a história apresenta uma surpreendente primeira grande reviravolta. Os dois são perseguidos por uma outra organização russa disposta a encontrar uma senha especial que só Andrey conhece e que servirá para revelar a identidade de todos os espiões recrutados pela Juventude. Outra surpresa acontece quando Andrey recebe o telefonema de seu pai, até então considerado morto e desaparecido. A perseguição prossegue em ritmo desenfreado até o desfecho, mas antes acontecem outras reviravoltas que dão um bom tempero ao roteiro. Uma ótima surpresa do cinema russo para quem aprecia filmes de ação.          

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

 

“CAROS CAMARADAS - TRABALHADORES EM LUTA” (“DOROGIE TOVARISHCHI”), 2020, Rússia, em cartaz no Prime Vídeo, 2h01m, direção do veterano cineasta Andrei Konchalovsky (“Paraíso”), que também assina o roteiro com a colaboração de Elena Kiseleva. A história é centrada em um episódio ocorrido em 1962 na província de Novocherkassk, ou seja, a greve dos trabalhadores de uma fábrica de locomotivas, que protestavam contra o pesado aumentos nos preços dos alimentos. O exército e a KGB entraram em ação e atiraram contra os manifestantes, matando 26 e ferindo mais de 100. O então governo da União Soviética - leia-se KGB - escondeu o episódio, só revelado muitos anos depois e agora filmado por Konchalovsky. O roteiro coloca no meio de toda a ação Lyudmila (Yuliya Vysotskaya), uma mulher de meia-idade comunista fervorosa que trabalha como oficial do Comitê de Segurança da KGB em Novocherkassk e que lutou na Segunda Guerra Mundial pela ideologia de Stalin. Mesmo depois das atrocidades cometidas pelo ex-ditador reveladas por Nikita Kruschev, Lyudmila continuou fiel a Stalin. Ela só começou a rever os seus conceitos em relação ao regime comunista depois do massacre dos trabalhadores, pois talvez esteja entre as vítimas sua própria filha Svetka. Totalmente filmado em preto e branco (fotografia assinada por Andrey Naydenov), o filme concorreu ao Oscar 2021 de Melhor Filme Internacional, foi exibido como uma das atrações principais do Festival de Veneza e recebeu o Prêmio Nika de Melhor Filme concedido pela Academia Russa de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme contém uma crítica contundente ao partido comunista e, principalmente, aos métodos adotados pela KGB. Trata-se de um filme que deve ser visto por aquelas pessoas que defendem regimes de esquerda sem o mínimo de conhecimento histórico. Assistir “Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta” é uma ótima oportunidade de aprender um pouco sobre as verdadeiras faces do comunismo. Imperdível!

terça-feira, 14 de novembro de 2023

 

“MAIGRET E A JOVEM MORTA” (“MAIGRET”), 2022, coprodução França/Bélgica, 1h29m, lançamento do Prime Vídeo, direção de Patrice Leconte, que também assina o roteiro com a colaboração de Jérôme Tonnerre. Leconte adapta para o cinema mais uma história do detetive Jules Maigret, personagem principal dos romances policiais do escritor belga Georges Simenon. Em “Maigret e a Jovem Morta” – a história é ambientada em 1950 -, o lendário detetive parisiense, interpretado pelo grande Gérard Depardieu (grande nos dois sentidos, artístico e físico), investiga o assassinato de uma jovem cujo corpo foi encontrado em uma praça de Paris. De início, desconfia-se que ela havia sido assassinada com sete facadas, mas o legista acredita que a causa da morte tenha sido o pescoço quebrado, talvez em uma queda. Primeiro, Maigret tenta identificar a vítima e depois então encontrar alguma pista. Não é uma tarefa fácil, já que não há testemunhas e nenhum sinal da identidade da moça. Maigret, porém, é inteligente e conseguirá chegar até os assassinos. Completam o elenco Aurore Clément, Mélanie Bernier, Jade Labest, Clara Antoons e Pierre Moure. Como nos policiais noir de Hollywood nos anos 30/40/50, a fotografia dá um tom especial aos cenários, basicamente nas cenas noturnas. Não há perseguições, tiros ou pancadarias, mesmo porque Depardieu não tem a mínima mobilidade física para cenas de ação. Só há o lado psicológico utilizado pelo famoso detetive ao abordar as pessoas que podem levar à solução do mistério. Somente para quem curte o gênero policial noir e os livros de Simenon.          

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

 

“UNCHARTED – FORA DO MAPA” (“UNCHARTED”), 2022, Estados Unidos, 1h56m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Ruben Fleischer (“Zumbilândia”), seguindo roteiro assinado por Rafe Judkins e Art Marcum. Trata-se do primeiro filme adaptado de um dos videogames de maior sucesso da atualidade. Uma aventura e tanto de caça ao tesouro, bem ao estilo de filmes como os de Indiana Jones. O jovem ladrão e bartender Nathan Drake (Tom Holland, ator do último Homem-Aranha) é recrutado pelo famoso caçador de tesouros Victor Sullivan (Mark Wahlberg). Juntos, viajarão pelo mundo em busca de um lendário tesouro supostamente escondido pelo navegador português Fernão de Magalhães há 500 anos. Para chegar ao seu objetivo, a dupla tentará desvendar vários enigmas a partir de um antigo mapa-múndi e de cartões postais enviados por Sam, irmão de Nathan e também um aventureiro. Em meio a essa busca, eles se confrontarão com os capangas de Santiago Moncada (Antonio Banderas), cuja família se diz proprietária do tesouro. A caça ao suposto tesouro começa em El Dorado, na América do Sul, e segue pela Espanha e Filipinas, entre outros lugares. Também estão no elenco Sophia Taylor Ali, Tati Gabrielle e Manoel de Blas. A história é ótima, o elenco idem, mas a principal atração do filme são as cenas de ação, realistas e impressionantes, um show de imagens e muita emoção. Um lembrete importante: não desligue antes de assistir as cenas extras durante e depois dos créditos, que deixam evidente que haverá uma sequência. IMPERDÍVEL!