sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

MERCY – GOLPE DE MISERICÓRDIA (MERCY), 2023, Estados Unidos, 1h35m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Tony Dean Smith, seguindo roteiro de Alex Wright. Filme de ação e suspense com uma história no mínimo inverossímel, repleto de cenas risíveis, para não dizer patéticas. Depois de sua segunda missão no Afeganistão, onde perdeu o marido militar, a médica do exército Michelle (a atriz canadense Leah Gibson) volta aos EUA para trabalhar em um hospital. Em determinado dia que parecia calmo, chegam ao hospital várias pessoas baleadas, resultado de um confronto entre membros da máfia irlandesa e policiais do FBI. Uma das vítimas é justamente um dos filhos de Patrick Quinn (Jon Voight, pai de Angelina Jolie), o poderoso chefão mafioso. Para complicar ainda mais o plantão do hospital, chegam vários integrantes da quadrilha, chefiados por outro filho do manda-chuva, o psicopata Sean Quinn (Jonathan Rhys Meyers). Ele quer resgatar o irmão do pessoal do FBI. Aí que entra em ação a médica militar, que também é perita em artes marciais e sabe manusear armas como ninguém. Para piorar ainda mais a situação, a gangue sequestra o filho da médica. A partir daí, o hospital se transforma num verdadeiro campo de batalha. Muito sangue vai jorrar até o desfecho. Completam o elenco Anthony Bolognese, Anthony Konechny, Caitlin Stryker, Christopher Russell, Mike Dopud, Bradley Stryker, Sebastian Roberts, Bobby L. Stewart e Theresa Wong. Fora o suspense e a ação, o filme oferece alguns momentos risíveis, como aquele em que a heroína aparece no telhado do hospital e os policiais lá embaixo fazem continência. Apesar dos pesares, o filme não é tão ruim quanto parece e não ofende nossa inteligência, embora cause algum incômodo aos nossos neurônios.            

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

 

À ESPREITA (AMBUSH), 2023, Estados Unidos, 1h44m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de Mark Burman, seguindo roteiro assinado por Johnny Lozano, Michael McClung e Dillon Slack. Fazia algum tempo que eu não assistia a um filme ambientado durante a Guerra do Vietnâ, conflito que já gerou dezenas de filmes, alguns muito bons. Infelizmente, não é o caso de “À Espreita”, cuja história, segundo o material de divulgação, é baseada em fatos reais ocorridos em 1966. Um posto avançado do exército norte-americano sofre uma emboscada pelos vietcongues, que roubam documentos importantes. Com a missão de tentar recuperá-los, um pelotão é formado para a missão. Entre os soldados estão engenheiros responsáveis por fazer a medição de túneis subterrâneos construídos pelos vietcongues. Ou seja, soldados com pouca experiência em combate. O filme é ambientado, em grande parte, justamente na escuridão desses túneis, o que torna o visual da telinha um tanto desagradável. Estão no elenco Aaron Eckhart, Jonathan Rhys Meyers, Connor Paolo, Jason Genao, Mara Lane, Mac Brandt, Jeff Caperton e Patrick Walter. Somando os prós e os contras, “À Espreita” não decepciona, mas também não merece elogios. Ou seja, nada de novo no front. Indicado apenas para quem gosta de filmes de guerra.         

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024


O SEQUESTRO (EL RAPTO), 2023, Argentina, 1h35m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Daniela Goggi (“Abzurdah”), que também assina o roteiro com Andrea Garrote, atriz do filme. 1983. Fim da Ditadura Militar, assume a presidência Raúl Alfonsin. Com a volta da democracia, presos políticos que estavam exilados retornam para a Argentina. Um deles, o protagonista da história, é Julio Levy (Rodrigo de La Serna, de “Diários da Motocicleta”), que retorna para o país com a mulher e dois filhos. Ele volta a trabalhar na empresa do pai, que atua no mercado imobiliário e de construção civil. Tudo corre bem até que o irmão de Júlio, também diretor da empresa, é sequestrado. A partir desse fato, o mundo de Júlio vira de cabeça pra baixo, pois os sequestradores exigem fortunas em dinheiro sem comprovar que a vítima está viva e a empresa começa a entrar em colapso. Júlio exige que as autoridades tomem alguma providência, chegando a ter uma audiência especial com o presidente Alfonsin. Tudo é muito nebuloso e misterioso, pois na época grupos paramilitares ligados à ditatura militar voltaram a atuar clandestinamente na Argentina, assassinando opositores, autoridades e políticos, além de realizarem vários sequestros. Será que um deles pode ser o do irmão de Júlio? A resposta só aparecerá no desfecho. Completam o elenco Andrea Garrote (a roteirista), Julieta Zylberberg, Germán Palacios, Jorge Marrale, Carlos Garmendia e Tatiana Rodriguez. Trocando em miúdos, “O Sequestro” é mais um excelente suspense com pano de fundo político, gênero que o cinema argentino domina com muita competência. O filme foi visto por aqui durante a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Imperdível.       


domingo, 28 de janeiro de 2024

 

“O ENGENHEIRO” (“THE ENGINEER”), 2023, Estados Unidos/Israel, em cartaz no Prime Vídeo, 1h33m, direção do israelense radicado nos EUA Danny A. Abeckaser, seguindo roteiro assinado por Kosta Kondilopoulos. Quem está interessado em saber um pouco mais sobre o conflito Israel/Palestina não deve perder este drama baseado em fatos reais ocorridos na segunda metade da década de 90 do século passado. Depois de vários atentados praticados por homens-bomba, principalmente em Telavive, com dezenas de mortos, as autoridades israelenses chegam ao nome do terrorista palestino Yahya Ayyash, também conhecido como “O Engenheiro”, especialista em construir bombas e por recrutar soldados dispostos a se suicidar pela causa. Em um desses atentados, morre a filha do senador norte-americano David Adler (Robert Davi), que contrata o mercenário Avi (Angel Bonanni), ex-agente do Mossad (serviço secreto de Israel), para encontrar e matar o terrorista. Ao mesmo tempo, o Mossad convoca de volta um de seus principais agentes, Etan (Emile Hirsch), para comandar a caçada ao temido terrorista. Antigos colegas de Mossad, Avi e Etan se juntam para a difícil missão. Ainda estão no elenco Adam Haloon, Angel Bonnanni, Danny A. Abeckaser (o próprio diretor), Luna Mansour e Stefanie Yunger. Sou fã desse tipo de filme e, portanto, gostei muito. Recomendo.