quinta-feira, 7 de setembro de 2023

 

“SOMBRAS DE UM CRIME” (“MARLOWE”), 2022, coprodução EUA/Irlanda, 1h49m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Neil Jordan, que também assina o roteiro com a colaboração de William Monahan. Os romances policiais norte-americanos escritos nas décadas de 30 e 40 do século passado resultaram, na mesma época, no surgimento dos chamados filmes noir, gênero que Hollywood cansou de explorar. “Sombras de um Crime” tenta resgatar esse estilo. A história, ambientada em 1939 na cidade de Los Angeles, é baseada no livro “A Loura de Olhos Negros”, de 2014, escrito pelo irlandês John Banville. O personagem principal é Philip Marlowe (Liam Neeson), detetive particular criado nos livros escritos por Raymond Chandler (1888-1959), um dos mais importantes escritores de romances policiais. Em crise de clientes, Marlowe recebe uma inesperada cliente, a loura femme fatale Clare Cavendish (Diane Kruger), que contrata o detetive para encontrar seu desaparecido amante, o vigarista Nico Peterson (François Arnaud). Durante sua investigação, Marlowe terá que se confrontar com um empresário malandro (Danny Huston), com a própria mãe de Clare, uma ricaça interpretada por Jessica Lange, e com gente da pior qualidade, incluindo um rico empresário (Alan Cumming) e uma dupla de traficantes mexicanos. A trama é complicada, o filme é um tanto lento e cansativo, com exceção da ótima direção de arte, uma primorosa fotografia – do espanhol Xavi Giménez – e uma caprichada recriação de época. O ator Liam Neeson não convence como Philip Marlowe, personagem que já foi vivido na tela por grandes atores, entre os quais Humphrey Bogart e Robert Mitchum. O resultado final não é capaz de convencer nem mesmo os fãs do estilo noir.    

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

 

“REFÉM REBELDE” (“ROGUE HOSTAGE”), 2021, Estados Unidos, em cartaz no Prime Vídeo, 1h34m, direção de Jon Keeyes, seguindo roteiro assinado por Mickey Solis. Um psicopata e dois amigos resolvem se vingar de um empresário famoso, dono de uma rede de supermercados. O motivo? Cerca de 20 anos atrás o empresário Sam Nelson (o intragável John Malkovich) teria denunciado o tio de Eagan Raize (Christopher Backus), que acabou sendo preso, abandonando seus dois sobrinhos ao Deus dará. Tantos anos depois, Eagan resolve se vingar, justamente no dia em que Sam Nelson está inaugurando mais um supermercado. Eagan e seus comparsas invadem a festa e fazem de reféns os funcionários e clientes, entre eles um ex-fuzileiro naval, Angel Snowden (Tyrese Gibson), que agora trabalha como funcionário do conselho tutelar da cidade e sofre de estresse pós-traumático depois de um período no Afeganistão. Apenas com esta pequena sinopse você será capaz de adivinhar o que vai acontecer no desfecho. Também estão no elenco Lauren Vélez, Michael Jai White, Holly Taylor e Brande Bravo. Toda a ação se desenrola dentro do supermercado, mas esse aspecto não significa que o filme é monótono. Até que tem bastante ação e algum suspense, mas não espere muita inteligência do roteiro, repleto de furos e situações pouco convincentes. De qualquer forma, vale como opção para uma sessão da tarde com pipoca.     

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

 

“SEDE ASSASSINA” (“TO CATCH A KILLER”), 2023, Estados Unidos, 1h59m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Damián Szifron, que também assina o roteiro com a colaboração de Jonathan Wakeham. Depois de se consagrar com elogios da crítica especializada pelo seu filme “Relatos Selvagens”, indicado ao Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro, o cineasta argentino foi convidado por Hollywood para dirigir este thriller policial, o seu primeiro longa em língua inglesa. O filme começa quente. É véspera de Ano Novo, Baltimore está em festa, a população comemorando, muitos fogos. Só que nem todos eram fogos, e sim os tiros de um atirador de elite que resultaram na morte de 29 pessoas e outras tantas feridas. Lammark (Ben Mendelsohn), diretor do FBI, ficou encarregado do caso e resolveu montar uma equipe para assessorá-lo: um agente experiente, Mackenzie (Jovan Adepo), e uma policial inexperiente e problemática, Eleanor Falco (Shailene Woodley, de “A Culpa é das Estrelas” e a saga “Divergente”). O pessoal do FBI tenta montar o perfil psicológico do atirador, o que resulta em inúmeras discussões entre os agentes, conversas bastante interessantes para o espectador. Não demora muito e o maluco volta a atacar, matando dezenas de pessoas, a maioria policiais, dentro de um shopping center. Pressionado pelo prefeito da cidade e pela promotoria pública, Lammark e sua equipe são afastados do caso, mas não largarão o osso facilmente. “Sede Assassina” é um bom suspense, prende a atenção e motiva os espectadores a torcer pela agente Falco, interpretada com muita competência pela atriz Shailene Woodley. Um filme acima da média.