quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

 

“A INUNDAÇÃO DO MILÊNIO” (“WIELKA WODA”), 2022, Polônia, minissérie da Netflix em seis capítulos, roteiro e direção de Jan Holoubek e Bartlomiej Ignaciuk. História baseada em fatos reais ocorridos em 1997 na cidade polonesa de Breslávia, quando uma grande inundação matou 56 pessoas e outras 40 mil perderam tudo o que tinham. Fica claro que houve negligência governamental, pois as autoridades foram alertadas de que o nível de água dos rios Oder e Mava estavam subindo rapidamente. Quem deu o alerta – e foi totalmente ignorada – foi a ambientalista e hidróloga Jasmina Tremer (Agnieszka Zulewska) – como acontece em filmes de catástrofes naturais, as autoridades costumam não acreditar nos alertas. Esta inundação foi considerada como a maior tragédia da Polônia depois da Segunda Grande Guerra. Paralelamente à iminente catástrofe – que também atingiu o nordeste da República Tcheca e um pedaço da Alemanha -, o roteiro da minissérie desenvolveu várias situações envolvendo dramas familiares e incompetência de cientistas, autoridades governamentais e funcionários da defesa civil da Polônia. Jasmina Tremer, a principal personagem da história, por exemplo, esconde o fato de ser mãe de uma garota devido ao seu vício em drogas. Algumas cenas da inundação de Breslávia são originais de reportagens televisivas da época, o que fornece maior credibilidade à minissérie. Também estão no elenco Blanka Kot, Tomasz Schuchardt e Anna Dymna, além de dezenas de figurantes. Trocando em miúdos, “A Inundação do Milênio” é um ótimo programa para curtir na telinha.                           

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

 

“AS LEIS DE LIDIA POËT” (“LIDIA POËT”), 2023, Itália, minissérie em seis episódios (estreou no último dia 15 de fevereiro), produção original Netflix, criação e roteiro por Guido Iuculano e Davide Orsini, com direção de Letizia Lamartire e Matteo Rovere. Para quem nunca tinha ouvido falar em Lidia Poët (1855-1949), como eu, ela era uma jovem italiana de Turim que se tornou a primeira advogada da Itália. Essa primeira temporada da minissérie compreende os fatos ocorridos em 1883, quando Lidia trabalhava como assistente no escritório de advocacia do irmão, Enrico Poët (Pier Luigi Pasino). Ela havia sido aprovada no exame da Ordem dos Advogados, mas impedida de exercer a profissão pelo procurador-geral. Comecei a assistir cheio de expectativa sobre a minissérie, esperando cenas de tribunal e discussões sobre a participação das mulheres, mas, nesse ponto, fiquei totalmente decepcionado. Lidia Poët é tratada como uma heroína metida a aventuras, ajudando a polícia a desvendar assassinatos misteriosos, um a cada capítulo. Acho que essa abordagem fugiu totalmente ao contexto de uma advogada que queria reivindicar o direito de exercer a advocacia, num tempo em que uma mulher andar de bicicleta, por exemplo, era um verdadeiro escândalo.  Virou um filme de aventuras, ao nível de uma Enola Holmes ou As Panteras. Para piorar, a trilha tem muito rock e música moderna, o que destoa totalmente da época em que a história é ambientada. O que não se pode negar é a competência da jovem atriz Matilda De Angelis e a recriação de época, um show de cenários e figurinos. Apesar de todos os pesares, dá para antever que haverá uma 2ª temporada, pelo menos é o que a cena do desfecho sugere. Garanto que não verei.