sexta-feira, 22 de março de 2024

 

 

“ANATOMIA DE UMA QUEDA” (“ANATOMIE D’UNE CHUTE”), 2023, França, 2h32m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de Justine Triet, que também assina o roteiro com Arthur Harari (marido da diretora). O badalado drama estreou no Festival de Cannes e já ganhou o prêmio “Palma de Ouro”. Também venceu o “Globo de Ouro” nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Filme em Língua Estrangeira, além de ter sido indicado em cinco categorias ao Oscar 2024 (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Edição). Tudo isso merecido, pois o filme é excelente, fruto de um primoroso roteiro e atuações brilhantes. Trata-se de um drama familiar e jurídico que tem início com a morte misteriosa do escritor Samuel (Samuel Theis) no chalé de inverno na região dos Alpes Franceses, onde vivia com a esposa Sandra (Sandra Hüller) e o filho Daniel (Milo Machado Graner), de 11 anos, deficiente visual. A pergunta que logo surge é a seguinte: foi suicídio, homicídio ou acidente? Depois de muita investigação, interrogatórios e perícias técnicas, Sandra é indiciada e levada a julgamento, sendo defendida pelo advogado Vincent (Swann Arlaud), amigo antigo do casal. O filme é verborrágico demais, mas em nenhum momento cansa o espectador, apesar da sua longa duração. Pelo contrário, a trama é envolvente, prende a atenção do começo ao fim. Destaque muito especial para a atuação da atriz alemã Sandra Hüller (indicada ao Oscar de Melhor Atriz), que também participa de outro filme em cartaz, “Zona de Interesse”. Sandra atua falando francês e inglês, o que não deve ter sido fácil quando precisou demonstrar as emoções da protagonista, o que valorizou ainda mais o seu incrível desempenho. Trocando em miúdos, “Anatomia de Uma Queda” é um grande filme, de muita qualidade, que merece ser visto por todos aqueles que curtem filmes inteligentes e bem feitos. Imperdível!          

quinta-feira, 21 de março de 2024

 

O DEFENSOR: A HISTÓRIA DE BERT TRAUTMANN (TRAUTMANN), 2021, coprodução Inglaterra/Alemanha, 1h59m, em cartaz na Prime Vídeo, direção do cineasta alemão Marcus H. Rosenmüller, que também assina o roteiro com a colaboração de Nicholas J. Schofield. É daqueles filmes que você descobre escondido e que acaba surpreendendo com uma incrível história baseado em fatos reais. Trata-se da história do alemão Bert Trautmann (David Kross), que foi soldado nazista – paraquedista da Luftwaffe -, capturado pelos ingleses e que, depois do conflito, virou ídolo como goleiro do Manchester City. O filme conta a trajetória de Trautmann desde que ficou prisioneiro no campo Ashton-in-Makerfield, em Lancashire, suas atuações na equipe amadora do St. Helens Town e depois no Manchester City, onde jogou até 1964. O filme destaca sua espetacular atuação no final da Copa da Inglaterra, em 1956, quando quebrou o pescoço numa dividida e continuou jogando até o final. Outros dois aspectos da vida de Trautmann também são explorados: seu romance com a inglesa Margaret Friar (Freya Major), com a qual casou, e a rejeição violenta dos torcedores do Manchester City por contratarem um ex-soldado nazista. Trautmann jogou até 1964 no City, tendo disputado 545 partidas. Completam o elenco Harry Melling, John Henshaw, Michael Socha, Gary Lewis e Chloe Harris. Resumo da ópera, “Trautmann” é um grande filme que merece ser descoberto Imperdível!          

quarta-feira, 20 de março de 2024

A ARTE DE AMAR (ROMANTIK HIRSIZ), 2024, Turquia, em cartaz na Netflix, 1h38m, direção de Recai Karagöz (“Táticas do Amor”), seguindo roteiro assinado por Pelin Karamehmetoglu. Se a história não é grande coisa, repleta de situações inverossímeis e fantasiosas, não se pode negar que se trata de um filme bonito para se ver. As atrizes são lindas e os cenários deslumbrantes, tanto nas cenas internas em museus, palácios, restaurantes, como também nas externas, principalmente com planos gerais de Istambul e Praga, duas das cidades mais bonitas da Europa. Tudo é muito chique também, os figurinos, os restaurantes e hotéis de luxo etc. Mas o roteiro decepciona. Começa com uma pegada de filme policial, com o roubo de várias peças de arte em museus e o início das investigações pela Interpol. A partir daí descamba, infelizmente, para um romance água com açúcar, que estraga qualquer boa intenção de se fazer um filme inteligente. Alin (Esra Bilgiç) é a policial da Interpol que parte para caçar o ladrão das obras de arte. Aí ela descobre que o ladrão é justamente seu ex-namorado milionário, Güney (Birkan Sokullu). A moça fica em dúvida se prende o sujeito ou se entrega à antiga paixão. Nesse meio tempo, surge em cena um poderoso mafioso colecionador de arte, cujas obras atraem a atenção de Güney e o desafiam a tentar mais um roubo. E por aí vai a história, chegando a um desfecho no mínimo decepcionante, para não dizer risível. Como vivemos numa democracia relativa, como afirmou o nosso notável presidente, fique à vontade para assistir. Mas não diga que não avisei...           


segunda-feira, 18 de março de 2024

 

O mais famoso vampiro do cinema volta a atacar em DRÁCULA – A ÚLTIMA VIAGEM DE DEMETER (THE LAST VOYAGE OF THE DEMETER), 2023, em cartaz na Prime Vídeo, 1h59m, coprodução, Estados Unidos, Inglaterra, Malta, Itália e Alemanha, direção do cineasta norueguês André Øvredal (“A Autópsia”), seguindo roteiro assinado por Zak Olkewicz e Bragi Schut. A história foi adaptada de um capítulo do livro clássico "Drácula", do escritor irlandês Bram Stoker. O navio mercante “Demeter” foi contratado para transportar 50 caixotes de madeira da Romênia para a Inglaterra. O contratante era desconhecido para a tripulação do navio, o que seria um engano fatal. Os caixotes levaram todos os pertences e objetos de um castelo da Transilvânia, pertencente ao Conde Drácula. Claro que num dos caixotes estava o próprio. Sedento de sangue, ele saía de madrugada pelo navio chupando o sangue de um por um, humanos ou animais. Resultado: o navio chegou à costa da Inglaterra sem nenhum tripulante vivo, com exceção de um, o próprio Drácula, que agora deverá fazer a festa na Inglaterra. Na cena do desfecho, fica claro que haverá uma sequência. Estão no elenco Corey Hawkins, Liam Cunningham, Ailing Franciosa, Woody Norman, Davi Dastmalchian, Nikolai Nikolaeff e Stefan Kapicic. Trocando em miúdos, “Drácula – A Última Viagem de Demeter” é um ótimo filme de terror, que prende a atenção – e assusta – do começo ao fim.            

domingo, 17 de março de 2024

A PROFISSIONAL (THE PROTÉGÉ), 2022, coprodução Estados Unidos/Inglaterra, 1h49m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Martin Campbell, seguindo roteiro assinado por Richard Wenk. Filme de ação cuja personagem central é uma assassina profissional, Anna (Maggie Q.). Ela ainda era uma criança, no Vietnã, quando testemunhou seus pais serem assassinados na própria casa. A primeira falha do roteiro: não explicar porque eles foram mortos. Naquele mesmo dia, Anna é resgatada por um mercenário norte-americano, papel de Samuel L. Jackson, que treinou a menina durante vários anos para ser uma assassina profissional, especialista em armas e em artes marciais. Ao longo do tempo, Anna matou várias pessoas pelo mundo afora, em sua maioria gente da pior qualidade, incluindo chefões de máfias, principalmente na Europa. Quando Moody é assassinado, Anna vai atrás dos responsáveis e, por coincidência, retorna ao seu país natal, já que o mandante do crime é uma figura importante no mundo empresarial do Vietnã. Eis então que surge Rembrandt (Michael Keaton), outro assassino profissional que trabalha para o poderoso mafioso. Até o desfecho, será ele o seu principal adversário e, ao mesmo tempo, um amante temporário, mais um absurdo de um roteiro repleto de situações inverossímeis, inclusive a reviravolta no desfecho. As cenas de ação até que são bem feitas, certamente com a mão do experiente cineasta neozelandês Richard Wenk, que tem no currículo bons filmes de ação como “Limite Vertical”, “007 Contra Goldeneye”, “007: Cassino Royale” e “A Marca do Zorro”, entre outros. Uma boa surpresa é a atuação da atriz Maggie – nascida Margaret Denise Quigley no Havaí. Com sua beleza exótica e em grande forma física, ela carrega o filme nas costas, tendo como coadjuvantes astros consagrados como Michael Keaton e Samuel L. Jackson. Trocando em miúdos, “A Profissional” é um bom filme de ação, mas sem muitos trunfos a mais para justificar uma recomendação entusiasmada.