quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O drama francês “GAROTAS” (“Bande de Filles”), 2014, gira em torno da jovem Marieme (Karidja Touré), de 16 anos, que mora na periferia de Paris com a mãe, faxineira de um hotel de luxo, o irmão mais velho e duas irmãs mais jovens. Como quase todos os personagens da história, Marieme é descendente de imigrantes africanos. Ela é tímida, péssima aluna e está cansada de ser vigiada pelo irmão mais velho, que a trata com violência. Ela se modifica a partir do momento em que conhece Lady, Fily e Adiaton, três outras jovens da periferia, desajustadas, revoltadas com a condição de rejeitadas pela sociedade branca, desbocadas e sem qualquer perspectiva mais séria a não ser fazer coisa nenhuma e, às vezes, experimentar roupas de grife em lojas incrementadas, roubando algumas. Elas gargalham por qualquer bobagem, o que chega a irritar em muitos momentos. Não demora muito e Mariame foge de casa e acaba se envolvendo com Abou, um conhecido traficante de origem árabe. A diretora Céline Sciamma (do ótimo “Tomboy”, de 2012) provavelmente tenha tido a intenção de fazer um filme simpático aos imigrantes, principalmente africanos, para amenizar a rejeição da sociedade francesa – e europeia em geral. Acho que o tiro saiu pela culatra, pois o filme mostra um tipo de comportamento social que beira a marginalidade. De qualquer forma, trata-se de uma abordagem interessante sobre o tema. Alguns críticos profissionais desenvolveram verdadeiros tratados sociológicos sobre o filme, exagerando na dose da costumeira afetação intelectual.   

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Você já se interessou em conhecer a história da Holanda? Ou já ouvir falar no nome Michiel De Ruyter? Nem eu. O drama histórico “MICHIEL DE RUYTER”, superprodução holandesa de 2014, conta uma parte da história da Holanda no Século XVII, centrando o foco no Almirante Michiel De Ruyter, que naqueles anos de guerra contra a Inglaterra e França foi um grande herói daquele país. Durante 152 minutos, você assistirá a inúmeras batalhas navais, conhecerá um pouco dos bastidores da política holandesa, onde orangistas e republicanos rangiam os dentes uns para os outros nas sessões do parlamento, e, principalmente, as batalhas vitoriosas comandadas por De Ruyter, um grande estrategista, respeitado até pelos inimigos. As cenas de ação são muito bem feitas. Aliás, o diretor Roel Reiné é especialista no gênero (“Corrida Mortal" 2 e 3). O ator Frank Lammers, que interpreta De Ruyter, é a antítese da figura de um herói: é feio e gordo. Um dos destaques do filme é o ótimo ator inglês Charles Dance como o Rei Charles II da Inglaterra. Embora longo, o filme é bastante interessante sob o ponto de vista histórico, pois apresenta fatos e personagens que pouca gente conhece por aqui.   

domingo, 2 de agosto de 2015

“WELCOME TO ME” (ainda sem tradução por aqui), 2014, é uma comédia independente norte-americana que comprova mais uma vez o talento para o humor da atriz Kristen Wiig - durante sete anos (2005 a 2012), ela foi um dos grandes destaques do Programa “Saturday Night Live”. Em “Welcome to Me” ela interpreta Alice Krieg, uma mulher que há muitos anos sofre de transtornos de personalidade. É bem maluquinha. E ninfomaníaca. Além de sexo, Alice é obcecada por programas de TV de variedades, aqueles que dão dicas de culinária, saúde, entrevistas etc. Fica evidente que o roteirista Eliot Laurence e a diretora Shira Piven quiseram fazer uma crítica aos espectadores desse tipo de programa, colocando uma desequilibrada mental como fã desse gênero. Um dia, Alice ganha uma grande fortuna na loteria e resolve mudar a sua vida. Abandona as sessões de terapia com o psiquiatra Dr. Moffat (Tim Robbins), para de tomar os remédios, vai morar num cassino e, pior, compra um espaço de duas horas numa emissora de TV para fazer um programa do jeito dela, o que dará margem a situações hilariantes. O desespero da equipe de produção da TV diante das loucuras de Alice é um dos trunfos dessa comédia bastante interessante, inteligente e muito engraçada. Confira os coadjuvantes de luxo: Joan Cusack, James Marsden, Linda Cardellini, Jennifer Jason Leigh, Wes Bentley e Loretta Devine. O filme estreou no Festival de Cinema de Toronto em 2014, recebendo muitos e merecidos elogios.