quinta-feira, 8 de junho de 2023

 

“A MÃE DO ANO” (“DZIÉN MATKI”), 2023, Polônia, 1h34m, produção original e distribuição Netflix, direção de Mateusz Rakowicz (“O Rei das Fugas”), que também assina o roteiro com Lukasz M. Maciejewski. A tradução para o português do título original é “Dia das Mães”, o que sugere um filme leve, com crianças brincando no parquinho, mulheres grávidas etc. Que nada! Trata-se de um filme de ação durante o qual predomina muita pancadaria e tiroteios. A mãe a que se refere o título é Nina Nowak (Agnieszka Grochowska, de “Crimes Ocultos”), uma ex-agente das forças especiais polonesas. Quando era da ativa, ela assassinou um chefão da máfia russa, um tal de Dusan Dragan. O filho dele, Igor (Dariusz Chojnacki), quer se vingar e vai atrás de Nina. Como passo inicial da vingança, ele sequestra o filho de Nina, o adolescente Maks (Adrian Delikta), que desde bebê vive com pais adotivos. O sequestro acontece exatamente no Dia das Mães, o que justifica o título original. O diretor Rakowicz ilustra a história com vários personagens excêntricos e caricatos, pequenas doses de humor à base de sátira e muita pancadaria, destacando ótimas cenas de luta estilosas e bem coreografadas. Nina, a heroína da história, parece ter sido tirada de uma revista de quadrinhos, assim como inúmeras cenas e os vilões da história. Trocando em miúdos, trata-se de um filme ideal para uma sessão da tarde com pipoca.     

quarta-feira, 7 de junho de 2023

 

“ESQUEMA DE RISCO – OPERAÇÃO FORTUNE” (“OPERATION FORTUNE – RUSE DE GUERRE”), 2023, coprodução Estados Unidos/Turquia, 1h54m, em cartaz na Amazon Prime Video, direção de Guy Ritche, que também assina o roteiro com a colaboração de Ivan Atkinson e Marn Davies. O elenco é de primeira. Só para citar alguns nomes: o brucutu do momento Jason Statham, Hugh Grant, Aubrey Plaza, Josh Hartnett, Carl Elwes e Eddie Marsan. O filme não é tão bom quanto o elenco, mas cumpre seu compromisso de divertir. E muito. Trata-se de um filme de ação com muito humor, repleto de sátira aos filmes de espionagem (James Bond, Missão Impossível etc.). A história começa com o roubo de uma maleta que contém um dispositivo capaz de criar uma nova forma de inteligência artificial capaz de dominar a economia de todos os países do mundo. O agente especial inglês Orson Fortune (Statham) é encarregado de investigar o caso. O principal suspeito é um bilionário traficante de armas, Greg Simmonds (Grant). A estratégia para chegar a Greg inclui o recrutamento do ator Danny Francesco (Hartnett), um astro de Hollywood, para participar da equipe. Isto porque o traficante é um grande fã de Francesco. Só que tem muita gente também disposta a roubar a maleta, como uma terroristas ucranianos, uma máfia turca e uma gangue chefiada por um ex-espião inglês. A confusão está formada. A ação corre solta até o desfecho, com muita pancadaria, tiroteios e perseguições. Tudo realizado com grande competência pelo diretor inglês Guy Ritche, que ficou conhecido depois de dirigir o ótimo “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”, de 1998, e em seguida “Snatch: Porcos e Diamantes”, em 2000. Também contribuiu para a fama de Ritche o fato de ser casado, na época, com a diva do pop Madonna. “Esquema de Risco” é, portanto, um ótimo entretenimento, diversão pura. Ah, não desligue antes dos créditos finais, pois ainda é exibida uma cena que define com maestria o espírito de sátira que caracteriza o filme. IMPERDÍVEL!    

domingo, 4 de junho de 2023

 

“SEM CULPA” (“INDEMNITY”), 2022, África do Sul, 2h04m, em cartaz na Amazon Prime, roteiro e direção de Travis Taute. Ainda um pouco desconhecido por aqui, o cinema sul-africano já produziu ótimos filmes. Só para citar alguns: “Hotel Ruanda”, “Invictus” e “Distrito 9”. Sem falar, é claro, da diva Charlyze Theron, a melhor produção do país. Falado em inglês e africâner, duas das línguas oficiais da África do Sul, “Sem Culpa” é mais um bom filme de ação cuja história é centrada em Theo Abrams (Jarrid Geduld), um bombeiro afastado do trabalho depois de um episódio de transtorno de estresse pós-traumático grave, resultado de uma missão para combater um incêndio em uma favela da periferia da Cidade do Cabo. Enquanto isso, sua mulher, a jornalista investigativa Angela Abrams (Nicole Fortuim), trabalha numa reportagem que denunciará uma conspiração envolvendo autoridades governamentais e uma importante empresa fabricante de medicamentos. Um dia, Theo acorda e sua mulher está morta ao seu lado na cama. A polícia chega rápido à casa e prende Theo pelo misterioso assassinato. Ele terá que provar que é inocente, tarefa impossível enquanto estiver preso. Então ele consegue fugir e vai atrás dos responsáveis, o que resulta em inúmeras cenas de ação. Aliás, muito bem executadas. Também estão no elenco Gail Nkoane Mabalane, Susan Danford, André Jacobs e Hannes Van Wyk. Vale a pena conferir este ótimo filme de ação e suspense.