sábado, 30 de março de 2024

 

XEQUE MATE (JAQUE MATE), 2024, Argentina, 1h44m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Jorge Nisco, seguindo roteiro assinado por Leandro Calderone. Trata-se de uma comédia que satiriza filmes de ação e espionagem, tais como “Kingsman – Serviço Secreto”, “Agente Stone” e outros bons filmes do gênero, dos quais este filme argentino copia muitas de suas fórmulas. Vamos à história. Duque (Adrián Suar) é um famoso agente secreto internacional que trabalhou em vários casos pelo mundo afora, sempre com sua equipe: Sofía (Maggie Civantos), Molo (José Eduardo Derbez), "Malcosido" (Benjamín Amadeo) e Iair (Tsahi Halevi), que já trabalhou no Mossad, serviço secreto de Israel. Duque resolve reunir a turma novamente depois que sua sobrinha Juana (Fiorella Indelicato) é sequestrada por um mafioso internacional, um tal de Rey (Mike Amigorena), um tipo estranho, misterioso e sádico. Em troca, ele exige que Duque sequestre uma cientista de um grande laboratório que tem em seu poder uma fórmula científica de alto poder destrutivo. O filme tem boas cenas de ação, é bastante movimentado e com muito suspense. E com uma vantagem adicional: não ofende nossa inteligência. O desfecho dá a entender que haverá uma sequência, já que a equipe de Duque, antes do The End, é convocada para uma nova missão, desta vez em Istambul. "Xeque Mate" é um ótimo entretenimento para uma sessão da tarde com pipoca.          

         

quarta-feira, 27 de março de 2024

 

TOC TOC TOC – ECOS DO ALÉM (COBWEB no original), 2023, Estados Unidos, 1h28m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Samuel Bodin (“Marianne”, série da Netflix), seguindo roteiro de Chris Thomas Devlin, cuja inspiração veio do conto “O Coração Delator”, de Edgar Allan Poe. Como dá para imaginar, trata-se de um terror embalado por uma trama pouco convincente. Peter (Woody Norman), um menino de 8 anos, começa a escutar alguém batendo na parede do seu quarto. Durante noites ele ouve o toc toc toc e ainda uma voz sobrenatural pedindo ajuda. Ele avisa aos pais o que está acontecendo, mas eles dizem que tudo é fruto da imaginação fértil da criança. O espectador, porém, logo nota que o comportamento da mãe, Carol (Lizzy Caplan), e do pai Mark (Antony Starr), é muito estranho. A gente começa a desconfiar que tem algum segredo envolvendo os dois e aquela casa. Incomodado com a situação, o menino começa a demonstrar uma atitude diferente na escola e a professora, miss Divene (Cleopatra Colemann), percebe que o garoto está com sérios problemas. A situação fica mais evidente quando Peter faz um misterioso desenho do interior de sua casa com uma pessoa pedindo socorro. Divene vai conversar com os pais dele e fica claro que eles têm alguma culpa no cartório. Perto do desfecho, numa reviravolta surpreendente, a verdade é revelada. Resumo da ópera: filme é só indicado para quem curte o gênero terror. E olhe lá!          

         

terça-feira, 26 de março de 2024

TEMPESTADE INFINITA (INFINITE STORM), 2022, coprodução Inglaterra/EUA/Polônia/Austrália, 1h44m, em cartaz no Prime Vídeo, direção dos cineastas poloneses Margozata Szumowska e Michal Englert, que também assinam o roteiro com a colaboração de Joshua Rollins. A concepção do filme começou a ser pensada a partir de um artigo do jornalista Ty Gagne na Revista Reader’s Digest de 2019 ("High Places: Footprints in The Snow Lead to An Emotional Rescue"), que revelou uma incrível história de coragem, perseverança e sobrevivência ocorrida nos Estados Unidos em 2010. Pam Bales (Naomi Watts), a principal personagem da história, trabalhava como voluntária na equipe de buscas e resgate das White Mountains, no Estado de New Hampshire. Em determinado dia que lembrava uma tragédia familiar, ela resolve escalar o Monte Washington, apesar dos serviços de meteorologia avisarem da chegada de uma violenta nevasca. Depois de muito sacrifício e de um acidente que quase a matou, Pam chega ao topo da montanha e toma o maior susto ao encontrar um homem que está quase morto. Ela faz de tudo para reanimá-lo e depois enfrenta o desafio de descer a montanha carregando o sujeito, que ela resolve chamar de John (o ator Billy Howie). Praticamente toda a duração do filme é utilizada para mostrar esse resgate incrível em meio a uma forte tempestade. Embora existam apenas dois personagens do começo ao desfecho, “Tempestade Infinita” em nenhum momento deixa o espectador entediado, pois a situação é de grande tensão. Méritos aos belos cenários – as locações aconteceram na Eslovênia – e ao desempenho da atriz Naomi Watts, que já demonstrou talento para se livrar de situações extremas, como aconteceu, por exemplo, em “O Impossível”, em que sobrevive ao tsunami no Oceano Índico em 2004, e também em “A Hora do Desespero”, quando corre contra o tempo para salvar sua filha. Trocando em miúdos, “Tempestade Infinita” é um filme incrível de aventura.          

         

domingo, 24 de março de 2024

 

“MATADOR DE ALUGUEL” (“ROAD HOUSE”), 2024, Estados Unidos, 1h54m, em cartaz no Prime Vídeo, direção de Loug Liman (“Mr. e Mrs. Smith”, “A Identidade Bourne”), seguindo roteiro assinado por Anthony Bagarozzi e Charles Mondry. “Clube da Luta” e outros filmes violentos parecerão contos de fadas em comparação com este “Matador de Aluguel”, na verdade um remake do filme homônimo de 1989, com Patrick Swayze. A história repete o clichê de inúmeros filmes de faroeste: estranho chega à cidade e a livra dos malfeitores. Elwood Dalton (Jake Gyllenhaal) aceita a oferta de emprego como segurança no “Taverna”, bar situado na paradisíaca ilha de Florida Keys. As brigas entre os frequentadores são constantes e Dalton chega para colocar ordem na casa. Claro, na base dos socos e pontapés, dos quais é mestre, já que antes era lutador de MMA. Um aspecto que Dalton desconhecia é que o terreno do bar é disputado por traficantes ligados a Ben Brandt (Billy Magnussen), pois facilita a chegada e saída de drogas através da praia. Dalton descobre que o esquema conta com o corrupto delegado de polícia local, Black (Joaquim de Almeida), cuja filha Ellie (Daniela Melchior) se apaixona pelo novo segurança. Aí a confusão está formada de vez. Quando os capangas de Ben são espancados por Dalton, ele resolve recorrer a um assassino psicopata chamado Knox (Conor McGregor). Ao contrário do “Matador de Aluguel” original, este lançamento aposta no humor e acrescenta muito mais cenas de briga, o que agradará os fãs do gênero “bate e apanha”. O ator Jake Gyllenhaal, que virou astro depois de atuar em filmes como “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005) e “Os Suspeitos” (2013), entre outros, mostra que está em grande forma física, exibindo músculos aprimorados e barriga “tanquinho”. Resumindo, “Matador de Aluguel” é uma  bobagem cinematográfica, mas diverte muito.