sexta-feira, 5 de agosto de 2022




“ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE YUBA COUNTY” (“BREAKY NEWS IN YUBA COUNT”), 2021, Estados Unidos, 1h36m, disponível na Amazon Prime Video, direção de Tate Taylor e roteiro de Amanda Idoko. Comédia de humor negro com um elenco de primeira tendo à frente a ótima Allison Janney, que tem em seu currículo um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2018 por “Eu, Tonya”. A história começa no dia do aniversário de Sue Buttons (Janney). Convencida de que o marido Karl lembrará da data, ela reserva uma mesa para dois em um restaurante chique, prevendo depois uma noite romântica. Doce ilusão. À tarde, Sue está passando por uma rua quando, de repente, vê o marido sair de uma floricultura com um buquê de flores. Ela segue Karl pensando que ele vai para sua casa, mas no meio do caminho ele para em um motel. Sue invade o quarto e surpreende Karl na cama com sua amante. Com o susto, Karl enfarta e morre. A amante (Bridget Everett) foge correndo e Sue tem a infeliz ideia de enterrar o o marido adúltero, junto com sua mochila, no jardim perto do motel. Ela não sabia que a mochila escondia uma grande soma de dinheiro, fruto de uma trambicagem. Para dar uma de inocente, ela anuncia pela imprensa que seu marido foi sequestrado. A partir daí, ela vira quase que uma celebridade na mídia. Enquanto isso, várias situações paralelas vão acontecendo, como uma dupla de ladrões querendo receber o dinheiro do resgate, além da investigação comandada pela detetive Cam Harris (Regina Hall) e seu atrapalhado assistente. Muita água vai rolar até o desfecho, muito sangue vai jorrar e o humor corre solto. Também estão no elenco Juliette Lewis, Mila Kunis, Awkwafina, Ellen Barkin, Jimmi Simpson, Samira Wiley, Clfiton Collins, Wanda Sykes e Keong Sin. Além do elenco afinado, méritos para a direção de Tate Taylor, também conhecido como diretor de "A Garota no Trem", "Histórias Cruzadas", "Ma", e "Get on Up: A História de James Brown", entre outros, e para a roteirista Amanda Idoko, que assinou as séries "Central Park" e "The Mayor". Só para esclarecer: Yuba é um condado do Kentucky. Trocando em miúdos, o filme é muito bom, diverte bastante, em portanto, merece ser conferido. 





       

 

 

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

 

“CAÇADA SELVAGEM” (“DAUGHTER OF THE WOLF”), 2019, Canadá, disponível na plataforma Netflix, 1h28m, direção de David Hackl, seguindo roteiro assinado por Nika Agiashvili. É um filme de ação e aventura ambientado nas montanhas geladas do Alasca. Clair Hamilton (Gina Carano) é uma ex-militar com experiência de combate no Afeganistão que tem o filho sequestrado por uma gangue chefiada por um idoso psicopata chamado apenas de “Father” (Richard Dreyfuss). Esse apelido justifica-se pelo fato de que o bando é formado por seus filhos. Para soltar o menino, eles exigem uma grande soma de dinheiro, justamente toda a herança que Clair ganhou após a morte do pai. Com uma sacola levando o dinheiro do resgate, Clair começa a subir as montanhas para resgatar o filho. Logo ela encontra um dos sequestradores, obrigando-o a indicar o local onde o filho está preso. Até o desfecho – um final feliz previsível desde o começo da história -, Clair enfrentará toda a gangue com a ajuda (pasme!) de lobos selvagens, que em nenhum momento a atacam, justificando o título original. A bonitona Gina Carano é uma ex-lutadora de MMA, tendo abandonado os ringues para se dedicar à carreira de atriz. Está dando certo, pois é bastante requisitada para filmes de ação, quando quase sempre encarna personagens do tipo Rambo de saias. Atuação patética tem o veterano Richard Dreyfuss, que demorei a reconhecer no papel do velho psicopata. Também estão no elenco Brendan Fehr, Joshua Murdoch, Sydelle Noel, Stew McLean, Jason Brooks, Chad Riley, Brock Morgan e Nika Agiashvili (responsável pelo roteiro). O filme não foi bem recebido pela crítica especializada, mas acho que resultou em um bom entretenimento para uma sessão da tarde com pipoca.     

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

 

“COMO ME APAIXONEI POR UM GÂNGSTER” (“JAK POKOCHALAM GANGSTERA”), 2021, Polônia, produção original Netflix, 2h59m, direção de Maciej Kawulski, que também assina o roteiro com Krzysztof Gureczny. Mais uma joia do sempre surpreendente cinema polonês, desta vez uma superprodução cuja história é baseada em fatos reais, ou seja, a vida de Nikoden “Nikos” Skotarczak, considerado um dos maiores gângsters da história da Polônia. O filme acompanha a trajetória de “Nikos” (Tomasz Wlosok) durante três décadas a partir do começo dos anos 70, quando começou sua vida de crimes na cidade de Gdansk, berço político do sindicalista Lech Walesa, que mais tarde seria presidente da Polônia. Nos primeiros anos, Nikos, ao lado do irmão e de alguns amigos, roubava carros na Alemanha e Áustria e os revendia na Polônia. Dessa forma, “Nikos” enriqueceu e comandou a mais famosa máfia polonesa. Seu poder era tão grande que chegou a comprar o Lechia Gdansk, time de futebol da 3ª divisão. Com o investimento no clube, “Nikos” levou o time à divisão principal, chegando a conquistar a Copa da Polônia na temporada 82/83. O filme também apresenta o gângster como um mulherengo incorrigível e seu amor por uma prostituta que durou até o final de sua vida. Ao mesmo tempo em que acompanha a sua ascensão ao cargo de poderoso mafioso, o filme também mostra sua decadência, dedicando-se no final de sua vida ao álcool e às drogas. Ou seja, um relato bastante realista de quem foi um dos gângsters mais poderosos da Polônia. Seu mantra era: “É melhor viver um ano como um tigre, do que vinte como uma tartaruga”. Seu poder, porém, incomodava outras máfias, o que resultou no seu assassinato. Tudo isso é contado no filme a partir do depoimento de uma mulher enigmática a um jornalista que queria fazer uma reportagem sobre a vida de “Nikos”. Além do ótimo ator Tomasz Wlosok, que dá um show no papel do gângster, estão no elenco outros nomes conhecidos do cinema polonês, como Agnieszka Grochowska, Magdalena Lamparska, Julia Wieniawa, Mikolaj Kubaiki e Sebastian Fabijanski. Trocando em miúdos, um filme sensacional e imperdível!