sábado, 23 de julho de 2022

 

“NOVA ORDEM” (“NUEVO ORDEN”), 2020, coprodução México/França, 1h28m, roteiro e direção de Michel Franco (“Depois de Lúcia”). O filme estreou no Festival de Cinema de Veneza em setembro de 2020, onde ganhou o Grande Prêmio do Júri. Também participou de vários festivais mundo afora, sempre causando polêmica e conquistando críticas elogiosas. Ambientado na cidade do México, num futuro próximo, mas que poderia estar acontecendo hoje, “Nova Ordem” tem como pano de fundo temas dos mais atuais, como a desigualdade social, luta de classes, violência e ditadura militar. Como justificou o diretor Michel Franco, “O mundo distópico do filme parece-me perto do que vivemos”. Vamos à história. Enquanto nas ruas e avenidas da cidade ocorre uma revolta popular, com saques a lojas, supermercados, matança e vandalismo generalizado, em uma mansão está acontecendo um casamento de alto luxo, reunindo importantes figuras da sociedade da capital mexicana. Os manifestantes invadirão a festa, matando e saqueando. O exército é mobilizado para tentar frear os ânimos, mas a situação piora cada vez mais, principalmente depois que a noiva é sequestrada e presa. Tudo isso resulta no estabelecimento de uma violenta ditadura militar, a tal nova ordem. Uma de suas várias polêmicas está no fato de mostrar os rebeldes e vândalos como cidadãos pardos e as vítimas brancas. Por isso, foi considerado racista. Estão no elenco Diego Boneta, Naian González Norvind, Dario Yazbek Bernal (irmão do também ator Gael Garcia Bernal), Fernando Cuautle, Lisa Owen e Mónica Del Carmen. Com cenas de extrema violência, “Nova Ordem” é um dos filmes mais impactantes e perturbadores dos últimos anos. Pena que está meio escondido na plataforma Amazon Prime, pois merece ser visto pelos amantes do cinema de qualidade. “Nova Ordem” foi exibido por aqui durante a programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Não deixe de ver.    

quarta-feira, 20 de julho de 2022

 

“A VIÚVA NEGRA” / “BLACK WIDOW” (“PENOZA – THE FINAL CHAPTER”), 2019, Holanda, disponível na Amazon Prime Video, 1h56m, roteiro e direção de Diederik Van Rooijen. O filme é praticamente o resumo de uma série holandesa chamada “Penoza”, que fez grande sucesso no período em que esteve no ar, de 2010 a 2017. Em “A Viúva Negra”, o diretor e o elenco são praticamente os mesmos. Com a morte dos personagens principais, o filme encerra a possibilidade de uma nova série. Carmen Van Walraven (Monic Hendrickx) está no Canadá trabalhando como garçonete em uma lanchonete, depois de fugir da Holanda, onde era uma famosa traficante de drogas. Para a polícia de Amsterdã, ela morreu em um tiroteio, embora seu corpo nunca tenha sido encontrado. Até que, depois de se envolver em uma confusão para defender uma colega de trabalho, Carmen é filmada e aparece no noticiário. Policiais holandeses conseguem trazê-la de volta para a Holanda, mas sua vida correrá grande perigo, pois tem muita gente disposta a se vingar, inclusive a filha de um poderoso traficante que ela supostamente matou. Além de Carmen, seus três filhos também correrão perigo. Também estão no elenco Maarten Heijmans, Loek Peters, Peter Brok, Stijn Tavern, Niels Gomperts e Sigrid Tem Napel. Dá para assistir numa boa sem ligar muito para algumas falhas do roteiro.                 

terça-feira, 19 de julho de 2022

 

“ASSASSINO SEM RASTRO” (“MEMORY”), 2022, Estados Unidos, disponível na plataforma   Amazon Prime Video, 1h54m, direção de Martin Campbell (“007- Cassino Royale”), seguindo roteiro assinado por Dario Sardapane. A história é baseada no livro “De Zaak Alzheimer”, de Jef Geeraerts. O ator irlandês Liam Neeson, apesar de já ter passado dos sessenta, ainda bate um bolão em filmes de ação, enquanto outros continuam tentando, como Van Damme, Stallone, Schwarzenegger, Bruce Willis, Jackie Chan, que também estão perto dos setenta, mas sem a vitalidade de Neeson. Em “Assassino sem Rastro”, Neeson é um veterano assassino profissional prestes a se aposentar, não só pela idade, mas por estar sofrendo de Alzheimer, a ponto de anotar no braço os nomes das suas próximas vítimas, endereços e telefones. Ele aceita um último serviço, mas se recusa a concretizá-lo, pois o alvo não passa de uma criança. Ao mesmo tempo, uma equipe do FBI, investiga uma rede mexicana de prostituição infantil, que sequestra crianças e as leva para os EUA para atender clientes pedófilos. Os destinos dos agentes do FBI e do assassino interpretado por Neeson entrarão em sintonia contra a gangue que explora o contrabando de crianças. Juntos, chegarão à poderosa chefona da organização criminosa, Davana Sealman (Monica Bellucci). Embora a crítica especializada tenha feito críticas negativas, eu achei um bom filme de ação, muito movimentado e agradável de assistir. O elenco conta ainda com Guy Pearce, Taj Atwal, Ray Stevenson, Natalie Anderson, Harold Torres, Rebecca Calder, Stella Stocker, Ram Fearon, Antonio Jaramillo, Kate Nichols e Lee Boardman. Para concluir, não poderia deixar de destacar a presença da atriz italiana Monica Bellucci, que aos 57 anos ainda se mantém digna de continuar sendo chamada de diva.