sábado, 27 de março de 2021

“PURO-SANGUE” (“THROUGHBREDS”), 2017, Estados Unidos, 1h33m, disponível na Netflix, roteiro e direção de Cory Finley (seu primeiro longa-metragem; o segundo foi “Má Educação”, de 2019). Trata-se de um suspense psicológico/psicótico. A história é centrada em Lily (Anya Taylor-Joy) e Amanda (Olivia Cooke), duas amigas de infância que agora, adolescentes, voltam a se encontrar. O reencontro acontece na bela casa de Lily, no bairro de classe alta de Connecticut. Lily se compromete a ajudar Amanda nos  trabalhos da faculdade. Com a convivência diária, as amigas começam a revelar segredos e traumas uma para a outra. Lily, por exemplo, revela que tem ódio do padrasto, que sempre a tratou muito mal, assim como a sua mãe. Amanda, por sua vez, confessa ter sacrificado, ela própria, um cavalo de seu haras, além de demonstrar uma profunda infelicidade. Para justificar o título do filme, o roteiro lembra que as duas amigas praticaram hipismo juntas quando eram crianças. Mas o “Puro-Sangue” não ficará restrito aos equinos, como o desfecho trágico assim demonstrará. Durante os diálogos entre as duas, que permeiam o filme quase inteiro, dá para perceber que Lily e Amanda são jovens problemáticas, antissociais e com instinto psicótico, a ponto de tramarem um assassinato. É um filme perturbador, intimista, durante o qual não se vê nenhum gesto de carinho ou um sorriso cativante. Tudo transcorre num extremo baixo astral. O ritmo é lento, devagar quase parando, chegando perto do tédio. Demora demais para acontecer alguma coisa interessante. Certamente, ficará na história do cinema não por sua qualidade, mas pelo fato de ser último filme do ator Anton Yelchin, morto aos 27 anos logo após o final das filmagens. Pode ser lembrado também pelo excelente trabalho das duas atrizes, Anya Taylor-Joy, da série “O Gambito da Rainha”, e Olivia Cooke, da série “Bates Motel”. Também integram o elenco Paul Sparks, Francie Swift, Kaili Vernoff, Svetlana Orlova, Alyssa Fishenden, Jackson Damon, James Haddar, Celeste Oliva e Nolan Ball.       

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