sábado, 17 de maio de 2014

A situação é inverossímil: com o teatro lotado, pianista famoso senta ao piano, abre a partitura do concerto e lá está a ameaça assustadora dizendo que, se ele errar uma nota ou interromper o concerto, sua esposa, que está na plateia, será assassinada. O responsável pela ameaça ainda coloca à disposição do pianista um ponto eletrônico que ele usará no ouvido durante o concerto para que o suposto assassino possa se comunicar. O Cinema é fascinante por causa disso. Você entra no clima e assiste como se achasse possível tudo isso acontecer. Esse enredo pertence ao ótimo suspense “Toque de Mestre” (“Grand Piano”), Espanha, 2013. Tom Selznick, o pianista, é interpretado por Elijah Wood (“Senhor dos Anéis”). O assassino é chamado de Clem (John Cusack), que durante todo o filme é representado apenas por sua voz no ponto eletrônico e que só vai se revelar de corpo e alma no final. A tensão aumenta a cada minuto, acompanhando a evolução dos movimentos do concerto. Da maneira como conduziu a encenação e o suspense, a utilização da música como elemento de tensão, assim como o desfecho, o diretor espanhol Eugenio Mira (“Agnosia”) parece homenagear Hitchcock, o que é um predicado dos mais positivos para esse grande suspense.      

Nenhum comentário: