segunda-feira, 13 de junho de 2022

 

“THAR”, 2022, Índia, 1h48m, produção original Netflix, roteiro e direção de Raj Singh Chaudhary. Bollywood, o maior produtor mundial de filmes, de vez em quando surpreende. E de modo bastante positivo, exemplo deste policial ambientado nos anos 80 do século passado – não consegui descobrir se é baseado em fatos reais. Por incrível que pareça, tem muito do gênero faroeste moderno. No caso específico de “Thar”, a crítica especializada o rotulou de western noir. Tem deserto poeirento, cavalos, xerife e malfeitores. Só faltaram os índios, embora sejam todos indianos. Começa a história com um sujeito misterioso chegando a um pequeno vilarejo situado no deserto de Thar, na região do Rajastão, perto da fronteira com o Paquistão. É por aqui que passava, na época, a rota do contrabando de ópio. Uma dor de cabeça e tanto para o inspetor de polícia Surekha (Anil Kapoor). Um dia, chega ao vilarejo um sujeito misterioso que se identifica como Siddarth (Harsh Varrdhan Kapoor), que afirma ser colecionador e negociante de antiguidades. A polícia começa a desconfiar dele a partir do momento em que ocorre um homicídio, mas não há evidências concretas contra ele. Livre da desconfiança inicial do policial Surekha, Siddarth parte para a ação e aí a violência explícita toma conta. Só perto do desfecho é que o roteiro explica a motivação para a vingança de Siddarth. Além de uma tensão crescente, “Thar” apresenta um trunfo que só quem acompanha o cinema indiano é capaz de comemorar: a ausência daquelas cantorias e danças irritantes, uma das marcas registradas de Bollywood. Como curiosidade, o ator Harsh Varrdhan Kappor´, que faz o Siddharth, é filho de Anil Kapoor, o inspetor de polícia. Vale a pena assistir, pois o cinema indiano não costuma produzir filmes de faroeste.           

 

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