“BECKETT”, 2020, Itália/EUA/Grécia,
produção original Netflix (ingressou na plataforma no dia 13 de agosto de 2021 depois de ser lançado na 74ª Edição do Festival Locarno Film, na Suíça),
1h48m, direção do cineasta italiano Ferdinando Cito Filomarino, que também
assina o roteiro com a colaboração de Kevin Rice. Trata-se de um suspense que
mistura ação e um fundo político, no caso a instabilidade política na Grécia. A
história começa com um casal de turistas, Beckett (John David Washington) e
April (Alicia Vikander), passeando pela Grécia. Em determinado dia, tendo em
vista uma grande passeata de protesto pelas ruas da capital Atenas, eles
resolvem alugar um carro e viajar pelo interior. Péssima ideia, pois sofrem um grave
acidente na estrada e o carro se espatifa contra uma casa no meio do mato. April
morre no local e Beckett é socorrido e levado a um hospital. Interrogado pela
polícia, ele diz ter visto na casa um garoto com uma mulher. Mal sabia ele que
o garoto era filho de um importante político grego e havia sido sequestrado por
uma organização política contra o governo. Começaria aí o calvário de Beckett.
Quando percebe que está correndo risco de morte, ele foge apavorado e, até o
desfecho, será perseguido incansavelmente. Aos poucos, ele fica sabendo que é
vítima de uma grande conspiração política, que envolve não só a polícia grega
como também um alto comissário da embaixada dos Estados Unidos. O filme tem
boas sequências de ação e mostra belos cenários da Grécia, mas derrapa em um
roteiro complicado. Não gostei da escalação do ator John David Washington (filho
do astro Denzen Washington). Não combinou muito com um turista norte-americano
e também não está bem nas cenas de ação, pois parece estar meio fora de forma,
gordo na verdade, destoando do seu passado de atleta – jogador de rúgby. Também
fiquei intrigado como uma atriz tão competente como a sueca Alicia Vikander ser
escalada para um papel tão pequeno. Enfim, fora essas falhas e o roteiro um
tanto confuso, “Beckett” não decepciona totalmente.
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