“ALELÍ”, 2019,
coprodução Uruguai/Argentina, 1h30, segundo longa-metragem escrito e dirigido
pela cineasta uruguaia Letícia Jorge Romero, com a colaboração de Ana Guevara
Pose. Trata-se de uma comédia familiar bastante divertida que comprova um velho
ditado: “Toda família é igual. Só muda o endereço”. Após a morte de Alfredo, o
patriarca da família, a viúva Alba (Cristina Morán) e os três filhos Ernesto
(Nestor Guzzini), Lilián (Mirella Pascual) e Silvana (Romina Peluffo) convocam
uma reunião para decidir o que fazer com a antiga casa de praia, carinhosamente
chamada de “ALELÍ”, cujas iniciais significam os nomes do pessoal: “AL” de Alba
e o falecido Alfredo; “E” de Ernesto e “LÍ” de Lílian (Silvana, a mais nova, ainda
não havia nascido). Uma série de confusões, discussões e lavagem de roupa suja
acontecem durante a reunião, como em qualquer família. Um dos assuntos foi, inclusive, a possibilidade de internar a mãe num asilo. Os diálogos são hilariantes.
Silvana foi um dos alvos das críticas da mãe e dos irmãos, pois vive uma
separação atrás da outra, não consegue segurar um casamento. Ela ficou tão chateada por ser criticada que acabou indo afogar as mágoas na velha casa de praia. Logo depois chega
também seu irmão Ernesto, preocupado com a irmã mais nova. Aqui, na velha casa,
surgem as situações mais engraçadas, principalmente aquelas que envolvem os
velhos vizinhos. Enfim, “Alelí” é aquele tipo de filme feito para garantir um
ótimo entretenimento. Como afirmou a diretora Letícia Jorge Romero, "Alelí é uma comédia farsesca sobre a família". O filme, já disponível na plataforma Netflix, foi exibido por aqui na Mostra Première Latina do Festival Internacional de Cinema do Rio/2019. Diversão garantida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário