domingo, 12 de janeiro de 2025

“ARMADILHA” (“TRAP”), 2024, Estados Unidos, 1h47m, em cartaz na HBO Max, roteiro e direção do cineasta indiano naturalizado norte-americano M. Night Shyamalan. A história é mirabolante, mas convence como suspense, como tantos outros filmes dirigidos por Shyamalan, a começar pelo estrondoso sucesso de 1999, “O Sexto Sentido”. Podemos acrescentar ao currículo do indiano outros bons suspenses, tais como “Fragmentado”, “Sinais” e “Corpo Fechado”. Ou seja, falou em suspense, Shyamalan está no topo dos diretores. Em, “Armadilha”, ele conta a história de um pai de família que leva a filha adolescente a um show da cantora teen Lady Raven (Saleka Night, filha do diretor). Aparentemente, Cooper (Josh Hartnett) é aquele pai amoroso que se sente feliz em levar Riley (Ariel Donoghue) ao show de sua cantora preferida. De repente você percebe que Cooper começa a ficar incomodado com a presença de muitos policiais na plateia. Ele fica sabendo que os policiais estão atrás de um serial killer chamado “O Açougueiro” que estaria no meio do público. Bingo! Cooper é o próprio assassino. Como o local está totalmente cercado pela polícia, ele vai tentar encontrar uma saída criativa, o que só faz aumentar a tensão. Para escrever o roteiro, Shyamalan disse numa entrevista que se baseou na Operação Flagship, em 1985, planejada e executada pelo Serviço de Delegados dos Estados Unidos, que convenceram mais de 3 mil fugitivos da justiça a comparecer a uma falsa cerimônia de premiação com o pretexto de ganhar ingressos para um importante jogo de futebol americano, no que resultou em dezenas de prisões. “Armadilha” seguiu esse roteiro e no desfecho você fica sabendo que tudo foi uma armação para prender “O Açougueiro”. A história continua depois do show e termina com a certeza de que haverá uma sequência. Mesmo que não tenha sido um sucesso de bilheteria quando foi lançado nos cinemas dos EUA, “Armadilha” garante um bom suspense do começo até o desfecho, comprovando, mais uma vez, que o diretor indiano é craque no gênero.      

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