sábado, 9 de agosto de 2014
sexta-feira, 8 de agosto de 2014
“INVASOR” é um
drama espanhol de 2012 dirigido por Daniel Calparsoro. A temática já foi
abordada por dezenas de outros filmes, principalmente norte-americanos: soldados
voltando da guerra feridos, a maioria sofrendo de stress pós-traumático e, muitas
vezes, obrigados a guardar segredo sobre algum fato tenebroso. Pablo (Alberto
Ammann) e Diego (Antonio de La Torre), médicos do exército espanhol em missão humanitária
no Iraque em 2003, voltam para casa feridos – Pablo em estado grave – e são
tratados como heróis. A história que chega à opinião pública, transmitida por
fontes do exército espanhol, é a de que eles conseguiram descobrir um arsenal
de armas e eliminar os terroristas da aldeia, sendo depois resgatados por
soldados norte-americanos. Mas não foi bem assim que aconteceu. Pior: Pablo e
Diego ainda testemunharam uma execução de civis iraquianos. Segundo ordens
vindas do governo espanhol, eles devem ficar quietos e concordar com a
história. Só que Pablo, mesmo sabendo que poderá perder a pensão do exército e
colocar em risco a vida de sua família, resolve contar a verdade e muito mais,
o que inclui um vídeo feito por celular da tal execução. As cenas da ação no
Iraque até que foram bem feitas, conseguindo transmitir aquela tensão própria
das situações de guerra. Mas lá perto do final, quando filmam uma perseguição
de carros e uma troca de socos, era melhor ter convocado o pessoal de Hollywood.
Isso não quer dizer que o filme é ruim, pois garante o suspense até o final. Estão ainda no elenco a atriz Inma Cuesta, de “Blancanieves”,
e Karra Elejalde.
quinta-feira, 7 de agosto de 2014

terça-feira, 5 de agosto de 2014

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

domingo, 3 de agosto de 2014
“Bem-Vindo a Nova Iorque” (“Welcome
to New York”), 2014, é mais um filme polêmico do diretor norte-americano Abel
Ferrara. Ele apresentou o filme no Festival de Cannes e afirmou que a história é
ficcional, embora inspirada no escândalo que envolveu o então diretor-geral do
FMI e candidato ao governo francês Dominique Strauss-Kahn em 2011, acusado e
preso por ter assediado sexualmente uma camareira do hotel em que estava
hospedado, em Nova Iorque. No filme de Ferrara, o personagem principal ganhou o
nome de Devereaux (Gérard Depardieu) e é apresentado como um maníaco sexual dado
a participar de orgias (a primeira meia-hora do filme é dedicada a elas) e a
atacar desde aeromoças, recepcionistas e jornalistas. Um promíscuo de marca
maior. Mas quando atacou a camareira no hotel em Nova Iorque, a turma da algema
o colocou atrás das grades. Embora tudo provado, ele ainda recebeu o apoio da
mulher Simone (Jacqueline Bisset) e da filha Sophie (Marie Monté). Logo que o
filme foi apresentado em Cannes, Dominique Strauss-Kahn entrou com processo
contra o diretor Ferrara. Além de toda polêmica que envolve o filme, há que se
destacar o desempenho de Depardieu, que aparece completamente nú (frente e
verso) em diversas cenas, um visual grotesco que o grande ator não teve medo de
esconder. Não resta dúvida de que é um filme de grande impacto, como quase todos
de Ferrara.
“O Sétimo Andar” (“Séptimo”),
2013, dirigido por Patxi Amezcua, é um filme de suspense reunindo Ricardo
Darín, o “Messi” do cinema argentino, e a atriz espanhola Belén Rueda. A
história começa com o advogado Sebastián (Darín) indo buscar os filhos no edifício
onde mora sua ex-mulher Delia (Belén Rueda). As crianças pedem para descer de
escada, enquanto ele vai de elevador. Só que, quando Sebastián chega ao térreo,
se dá conta de que as crianças sumiram no meio do caminho. O advogado se
desespera com a situação, mobiliza a polícia, invade apartamentos sem mandado,
chega a confrontar até mesmo um delegado de polícia que mora no prédio. O que
será que aconteceu com as crianças? Não dá para contar mais para não estragar
as surpresas do filme. Desde o início, porém, é preciso ficar atento a alguns
detalhes que no final serão decisivos para desvendar o mistério. Um interessante
jogo de adivinhação para o espectador. O clima de suspense predomina quase até
o final, acompanhando a estressante situação de Sebastián, que somente no desfecho
encontrará a surpreendente verdade dos fatos. O desfecho do filme, porém, é
decepcionante.
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