“RESGATE IMPLACÁVEL” (“A
WORKING MAN”), 2025, Estados Unidos, 1h56m, em cartaz na
Prime Vídeo, direção de David Ayer (“Esquadrão Suicida”, “Beekeeper”, “Infiltrado”),
que também assina o roteiro com Sylvester Stallone. Isso mesmo, o velho Stallone.
Trata-se da adaptação para o cinema de um dos livros escritos por Chuck Dixon.
Como todo bom filme de ação, “Resgate Implacável” não economiza na pancadaria,
nas perseguições e tiroteios, além de muito sangue jorrando, é claro. Levon
Cade (o brucutu inglês Jason Statham), um ex-agente de operações secretas do
exército dos EUA, agora trabalha numa empresa ligada à construção civil e é o
homem de confiança dos donos (Michael Peña e Noemi González). Quando a filha adolescente
do casal, Jenni (Arianna Rivas), desaparece misteriosamente, Cade entra em ação
para investigar o que aconteceu, e chegará à conclusão de que a moça foi
sequestrada por uma poderosa organização comandada pela temida máfia russa.
Temida para nós e para a polícia da cidade – que não é nomeada, uma falha (Los
Ângeles?) -, menos para Levon Cade, que não tem medo de cara feia. Ele vai
irritar os russos, pois assassina um poderoso chefão e dois filhos de outro chefão,
além de desafiar uma quadrilha local de traficantes. Até o desfecho, muita ação
vai rolar, tornando “Resgate Implacável” um entretenimento de primeira no
gênero. Também estão no elenco Eve Mauro, David Harbour, Jason Flemyng, Maximilian
Osinski e Isla Gie. Filmaço!
sábado, 17 de maio de 2025
sexta-feira, 16 de maio de 2025
“A AVALIAÇÃO” (“THE ASSESSMENT”), 2024,
em cartaz na Prime Vídeo, coprodução Inglaterra/EUA/Alemanha, 1h54m, direção de Fleur Fortune, seguindo roteiro assinado por Dave Thomas, John
Donnelly e Nell Garfath-Cox. Trata-se de uma ficção científica ambientada num
futuro, aparentemente, bem distante. Devido à escassez de recursos naturais e a
consequente falta de alimentos, o governo (não há menção a algum país)
instituiu um programa de controle de natalidade, obrigando os casais a ingerir
uma substância esterilizante a fim de controlar o crescimento populacional
desorganizado. Nesse país do futuro, as crianças são geradas fora do útero com
o material genético do casal. Para que isso aconteça é necessário que o casal
candidato seja submetido a uma rigorosa avaliação psicológica para saber se são
capazes de arcar com a responsabilidade da paternidade. Mia (Elizabeth Olsen) e
Aaryan (Himesh Patel) formam o casal escolhido para o teste. Eles são
enclausurados numa casa isolada à espera de Virgínia (Alicia Vikander), a
avaliadora responsável por aprovar ou não a pretensão do casal. Na verdade, Mia
e Aaryan são submetidos a um verdadeiro tormento psicológico durante uma semana
até o resultado final. Também estão no elenco Minnie Driver, Nicholas Pinnock, Malaya
Stern Takeda, Charlotte Ritchie, Benny Opoku-Arthur, Leah Harvey e Indira
Varma. Este foi o primeiro longa-metragem dirigido pela cineasta francesa Fleur
Fortune, mais conhecida como diretora de curtas e vídeos musicais. “A Avaliação” é um filme perturbador, pesado, repleto de situações no
mínimo aberrantes. Os personagens parecem sofrer de deficiência mental. Tudo é
muito maluco. Imagino até que os atores devem ter se esforçado para não rir em determinadas cenas. Resumo da ópera, um verdadeiro martírio para o espectador.
terça-feira, 13 de maio de 2025
“CAOS E DESTRUIÇÃO” (“HAVOC”),
2025,
coprodução Estados Unidos/Inglaterra/Irlanda do Norte, 1h47m, em cartaz na
Netflix, roteiro e direção do cineasta inglês Gareth Evans, considerado um
mestre em filmes de ação desde que dirigiu o asiático “Operação Invasão”. Não
sei se existe alguém que conta as balas atiradas durante um filme ou se algum
programa de computador é capaz de fazer essa contagem. Uma coisa é certa: neste
“Caos e Destruição”, a munição gasta daria para abastecer os exércitos de
várias guerras, incluindo as duas mundiais. Exagero? Então assista. Teve um
momento que eu tive vontade de me esconder atrás da poltrona para não levar um
tiro. Vamos à história. Numa negociação de drogas, a situação sai do controle e o filho de uma chefona da
máfia chinesa (Yeo Yann Yann) é assassinado e ela jura vingança. Só que o contexto é bastante complicado, pois envolve também policiais corruptos, uma gangue de assaltantes e
capangas de um político também corrupto (Forest Witaker), cujo filho é acusado
de ter assassinado o filho da chefona mafiosa. Em meio a toda essa confusão
está o detetive Walker (o ator inglês Tom Hardy, de "Venom” e “Lendas do Crime”), que decide acabar
com essa confusão do seu jeito, ou seja, na base da porrada, além de se comprometer
a proteger o filho do político. Completam o elenco Luiz Gúzmán, Justin Cornwell,
Jessie Mei Li e Timothy Olyphant. O ritmo alucinante do filme, que vai do
começo ao desfecho, também destaca uma série de perseguições nas ruas e
estradas, com cenas muito bem feitas e eletrizantes. Resumindo, “Caos e Destruição” é um
filmaço no gênero ação, um dos melhores dos últimos anos. Imperdível.
segunda-feira, 12 de maio de 2025
“BABYGIRL”, 2024,
Estados Unidos, 1h54m, em cartaz na Prime Vídeo, roteiro e direção da cineasta
holandesa Halina Reijn (“Morte. Morte. Morte.”, “Instinto”). Aos 57 anos, a
atriz australiana Nicole Kidman continua firme e forte trabalhando muito, tanto
em séries como em filmes para o cinema. No
suspense erótico “Babygirl”, ela tem uma ótima atuação, comprovando mais uma
vez sua competência como atriz de talento eclético. Suas cenas de sexo são
bastante ousadas. Kidman interpreta a empresária Romy, uma bem sucedida CEO –
detesto utilizar esse termo, ao qual atribuo uma afetação ridícula dos moderninhos – de uma empresa de alta tecnologia. Ela é casada
com Jacob (Antonio Bandeiras), um diretor de teatro, tem duas filhas e vive,
aparentemente, um casamento feliz. O problema é o sexo, pois ela não consegue
chegar ao orgasmo com o marido, só conseguindo prazer total assistindo a vídeos
pornôs. Quando chega à empresa um novo grupo de estagiários, Romy começa a se
interessar por um deles, Samuel (Harris Dickinson), muitos anos mais jovem. Aí vem uma situação que achei muito forçada,
longe da realidade: o estagiário começa a assediar de forma abusiva a empresária.
Em qualquer empresa ele seria demitido no ato - ou no caso, antes dele. O caso entre os dois se
transforma num jogo sexual à base de dominação psicológica, como se ele
estivesse amestrando uma cadela. Quando percebe que o relacionamento está indo
longe demais, colocando em risco seu casamento e seu cargo, Romy tenta dar um
basta, mas o estrago já havia sido feito e a situação só piora. Por sua
primorosa e corajosa atuação, Nicole ganhou a Volpi Cup de Melhor Atriz no
Festival de Veneza 2024. Mais uma razão para você assistir a este ótimo
thriller erótico.