sexta-feira, 10 de outubro de 2025

“STEVE”, 2025, coprodução Irlanda/Inglaterra, 1h32m, em cartaz na Netflix, direção do cineasta belga Tim Mielants. Trata-se da adaptação de “Shy”, romance de Max Porter, que também assina o roteiro. A história de “Steve” é ambientada durante um dia em um colégio interno para jovens problemáticos. Steve (Cillian Murphy, Oscar de Melhor Ator por “Oppenheimer”) é o diretor do estabelecimento, cujo objetivo é realizar um estudo sobre os desafios do sistema de ensino alternativo inglês, muito em comum nos anos 90 do século passado, proporcionando aos jovens problemáticos, ao contrário dos reformatórios comuns, um tratamento mais humano e menos punitivo. Missão difícil, quase impossível, pois os jovens internos são agressivos, raivosos e violentos. Nesse dia específico, o colégio recebe a visita de um deputado, que termina de forma desastrosa, e logo em seguida Steve recebe a notícia de que o colégio será fechado. Como se não bastasse, Shy (Jay Lycuyrgo), um dos jovens internos mais problemáticos, foge da instituição. Diante de tantas situações conflituosas, Steve entra em colapso emocional. Mesmo com tanto drama, o desfecho reserva uma cena bastante comovente. Completam o elenco Emily Watson, Tracey Ullman e Little Simz, além de vários atores estreantes. Trocando em miúdos, “Steve” é um drama poderoso de muita qualidade.         

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

 

“ÔNIBUS PERDIDO” (“THE LOST BUS”), 2025, Estados Unidos, 2h10m, em cartaz na Apple TV+, direção do cineasta inglês Paul Greengrass (“Voo United 93”, “Capitão Phillips”, “A Supremacia Bourne”). O roteiro, escrito pelo diretor e por Brad Ingelsby, é baseado no livro “Paradise: One Town’s Struggle to Survive an American Wildfire”, da jornalista Lizzie Johnson. Os fatos adaptados ocorreram no dia 18 de novembro de 2028, quando um terrível incêndio iniciado na mata de Paradise, na Califórnia, matando 85 pessoas e queimando 18 mil casas - o mais letal de toda a história da Califórnia. O incêndio mobilizou as autoridades locais, a polícia e os bombeiros, que conseguiram evacuar cerca de 50 mil pessoas. Utilizando cenas reais e algumas outras por computação gráfica, o filme destaca o feito heroico de  Kevin McKay (Matthew McConaughey), motorista de ônibus escolar, e da professora Mary Ludwig (America Ferrera), que conseguiram salvar as 22 crianças que ocupavam o veículo em meio à floresta em chamas. O motorista procurou saídas alternativas às estradas completamente congestionadas – muitas das vítimas dessa tragédia morreram carbonizadas no interior de seus veículos -, buscando caminhos alternativos como rodovias vicinais e estradas de terra. O sufoco durou mais de 5 horas. O espectador é colocado dentro do ônibus, vivendo igualmente inúmeros momentos de muita tensão, medo e perigo. O suspense é de roer as unhas e apertar os braços da poltrona. Como diria Galvão Bueno, “Haja Coração!”. Ou seja, se for cardíaco(a), não assista. O filme é muito bom.    

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

“A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA” (“LA STRANEZZA), 2023, Itália, 1h44m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de Roberto Andò (“As Confissões”, “O Caravaggio Roubado”, “Viva a Liberdade”), que também assina o roteiro com Massimo Gaudioso. Mesmo quem não curte muito teatro, como eu, sabe quem foi Luigi Pirandello (1867/1936), dramaturgo italiano autor de peças memoráveis e premiado com o Nobel de Literatura em 1934. Pois é Pirandello, papel do ator Toni Servillo, o principal personagem desta comédia dramática que mistura ficção com realidade. A história é ambientada no início da década de 20 do século passado. Em crise de criatividade, o dramaturgo viaja de Roma para sua cidade natal Agrigento, na Sicília, para visitar um antigo amigo. Quando chega, recebe a notícia da morte de sua antiga babá. Ele comparece ao velório e se responsabiliza pela organização do enterro. É quando conhece dois hilários agentes funerários, Onofrio Principato (Salvatore Ficarra) e Sebastiano Vella (Valentino Picone), que também mantêm uma companhia de teatro amador prestes a estrear uma peça escrita por Sebastiano. Pirandello acompanha, escondido, os ensaios e se diverte com as confusões do elenco. Numa segunda etapa, a história passa para Roma durante a estreia da peça “Seis Personagens em Busca do Autor”, talvez a mais famosa de Pirandello. O público presente se dividiu em vaias e aplausos, mas depois a peça seria aclamada como um divisor de águas do teatro internacional. “A Estranha Comédia da Vida” venceu o Prêmio David Di Donatello (o Oscar italiano) em quatro categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Produção, Cenografia e Figurino. Complementando, destaco a incrível semelhança entre o ator Toni Servillo e Pirandello. Comparei as fotos e realmente são muito parecidos. Trocando em miúdos, o filme é ótimo e vai agradar, especialmente, os amantes do teatro.  

domingo, 5 de outubro de 2025

“MISSÃO RESGATE 2: VINGANÇA” (“ICE ROAD 2: VENGEANCE”), 2025, Estados Unidos, 1h54m, em cartaz na Prime Vídeo, roteiro e direção de Jonathan Hensleigh. A partir de “Busca Implacável”, sucesso de 2008, o ator Liam Neeson passou a ser requisitado para atuar em filmes de ação, na maioria das vezes como o mocinho da história. Mesmo agora, aos 73 anos, ele continua firme, mas já sem a mobilidade de antes – ele também é a figura central do remake “Corra que a Polícia Vem Aí”, em cartaz nos cinemas. Em “Missão Resgate 2: Vingança”, ele, no papel de Mike McCann, resolve atender a um pedido do irmão Gurty (Marcus Thomas), soldado do exército, que caso morra em alguma missão suas cinzas sejam jogadas no Monte Everest – na juventude, os irmãos praticavam alpinismo. Claro que o irmão acaba morrendo. E lá vai Mike para o Nepal levar o pote de cinzas. Em Katmandu (capital do Nepal) Mike ingressa num ônibus de turismo caindo aos pedaços que o levará, assim como a outros passageiros, ao Everest. No caminho, porém, o ônibus é perseguido por mercenários, já que entre os passageiros está o filho de um líder de uma comunidade local que se recusa a abandonar o vilarejo a mando de um mafioso. Ao lado da guia turística Dhani Yang Chem (a atriz chinesa Bingbing Fan), Mike lutará com os bandidos, proporcionando cenas de ação com grande suspense, pois as perseguições acontecem em estradas à beira de abismos. Completam o elenco Amelia Bishop, Mahesh Jadu, Bernard Curry e Grace O’Sullivan. O diretor Jonathan Hensleigh é mais conhecido como roteirista de alguns sucessos de Hollywood, como “Jumanji”, “Armagedon”, “O Justiceiro” e a série “The Adventures of Young Indiana Jones”.