quinta-feira, 27 de junho de 2024

 

“LAMBORGHINI: O HOMEM POR TRÁS DA LENDA” (“THE MAN BEHIND THE LEGEND”), 2022, coprodução Estados Unidos/Itália, em cartaz no Prime Vídeo, roteiro e direção de Robert Moresco (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original por “Crash: No Limite”). Para escrever o roteiro de “Lamborghini”, Moresco utilizou como base o livro “Ferruccio Lamborghini, La Storia Ufficiale”, escrito por Tonino Lamborghini, filho do famoso empresário. Nascido em uma família simples de fazendeiros, Ferruccio (1916-1993) desde jovem adorava carros. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como mecânico de veículos militares. Em 1963, fundou uma fábrica de tratores e, no ano seguinte, projetou, desenvolveu e lançou o modelo 350 GT, que marcou o ingresso da Lamborghini Motors no mercado de automóveis. Seu alvo, como concorrente, era justamente a Ferrari, até então a principal marca italiana. Além de sua trajetória como empresário, o filme destaca a vida particular de Ferruccio, o primeiro casamento, a morte da esposa no parto, o novo casamento e, a cereja do bolo, a grande disputa com a Ferrari (em cenas imaginárias, Ferruccio Lamborghini e Enzo Ferrari, disputam uma corrida com seus respectivos veículos). Frank Grillo, ator conhecido por participar de filmes de ação pouco recomendáveis, surpreende com sua ótima atuação como Ferruccio Lamborghini. Também estão no elenco Mira Sorvino, Gabriel Byrne, Eliana Jones, Hannah Van Der Westhuysen, Fortunato Cerlino e Romando Reggiane. Se você gosta do tema automobilismo, não deixe de assistir também o ótimo "Ferrari”, comentado recentemente neste blog.   

.                              

 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

 

Acaba de chegar à Prime Vídeo o drama italiano “A TENTAÇÃO” (“PERFETTA ILLUSIONE”), 2022, produzido e exibido pela RAI Cinema e logo depois pelo circuito comercial. A direção é de Pappi Corsicato, que também colabora com o roteiro assinado por Luca Infascelli. A história é centrada no jovem Toni (Giuseppe Maggio, de “Demais para Mim”), um simples empregado de hotel que nas horas vagas pinta quadros. Nem mesmo sua esposa Paola (Margherita Vicario) acredita no seu talento de artista. Mas eis que surge Chiara (Carolina Sala), filha de dois ricos colecionadores de arte e donos de uma renomada galeria em Milão. Chiara se apaixona por Toni e fica tão empolgada que resolve incentivá-lo a realizar uma mostra de seus quadros. Toni esconde de Chiara que é casado e começa um romance com a moça. Claro, com a ambição de ser reconhecido como artista. Ao mesmo tempo, não diz à esposa que foi demitido do hotel e que agora trabalha numa galeria de arte. Como dizem por aí, mentira tem pena curta. Duas mentiras, então. A trama se transforma num suspense interessante, pois a gente fica imaginando até quando Toni conseguirá sustentar tanta mentira. A cereja do bolo está reservada para o desfecho, que tem uma reviravolta surpreendente. Completam o elenco Ivana Monti, Daniela Piperno, Maurizio Donadoni, Sandra Ceccarelli e Elettra Dallimore Mallaby. Trocando em miúdos, “A Tentação” é um filme que proporciona um entretenimento adulto e não decepciona a tradicional qualidade do cinema italiano.        

.                              

 

terça-feira, 25 de junho de 2024

 

“ALERTA DE RISCO” (“TRIGGER WARNING”), 2024, Estados Unidos, 1h46m, em cartaz na Netflix, direção da cineasta indonésia Mouly Surya, seguindo roteiro assinado por Halley Wegryn Gross, Josh Olson e John Brancato. Filme de ação centrado numa agente das forças especiais, Parker (Jessica Alba, de “Quarteto Fantástico”), que, durante uma missão no Oriente Médio, é informada da morte trágica do pai. De volta aos Estados Unidos para cuidar do enterro, Parker reencontra os velhos amigos da cidade natal, um deles Jesse (Mark Webber), seu ex-namorado e agora xerife. Ao verificar o local do acidente que vitimou seu pai, Parker percebe alguns indícios de que há algo errado com a versão oficial, ou seja, o desmoronamento de uma mina. Ela começa a investigar e desconfia de alguns baderneiros que adoram atirar e explodir granadas. Entre socos, pontapés e tiros, claro que ela vai resolver a situação sozinha, chegando aos responsáveis. E aí ninguém segura a fera ferida. Literalmente ferida. Completam o elenco Alejandro De Hoyos, Jake Weary, Tone Bel, Anthony Michael Hall e Gabriel Basso. Indico apenas para aquela sessão da tarde com pipoca, sem muito compromisso com a qualidade cinematográfica.     

segunda-feira, 24 de junho de 2024



“FERRARI”, 2023, Estados Unidos, 2h10m, em cartaz na Prime Vídeo, direção do veterano cineasta Michael Mann. O roteiro, assinado por Troy Kennedy-Martin e David Rayfield, foi baseado no livro “Enzo Ferrari: The Man and the Machine”, do jornalista norte-americano Brock Yates. O filme acompanha as atividades do empresário italiano Enzo Ferrari (1898-1988) no emblemático ano de 1957, quando a famosa fabricante encontrava-se à beira da falência. Ferrari estuda várias soluções para sair da crise: associar-se à Ford ou à Fiat, além da obrigação de vencer a tradicional prova “Mille Miglia”, pois uma vitória certamente alavancará as vendas da empresa. Além desses aspectos, o filme explora os problemas familiares enfrentados pelo egocêntrico e arrogante Enzo Ferrari (Adam Driver), seu conflituoso casamento com Laura (Penélope Cruz), também sua sócia no negócio, e seus casos com outras mulheres, especialmente a amante oficial, Lina Lard (Shailene Woodley), com a qual teve um filho. Para os apreciadores do automobilismo esportivo, “Ferrari” reserva ótimas cenas de corrida, com destaque para a já citada “Mille Miglia”, competição de rua e estrada de mil milhas, saindo de Bréscia até Roma e retornando a Bréscia. Outro destaque deve ser dado às atuações primorosas de Adam Driver e Penélope Cruz. Completam o elenco Sarah Gadon, Daniela Piperno, Patrick Dempsey e o ator brasileiro Gabriel Leone, que recentemente desempenhou o papel de Ayrton Senna em uma série a ser lançada este ano pela Netflix. O que me incomodou no filme foi o fato de ser falado em inglês, num ambiente totalmente italiano. Mesmo que os atores tenham forçado um sotaque, não ficou a mesma coisa. Talvez tenha sido essa, na minha opinião, a única falha do filme, que infelizmente foi esnobado pelo Oscar 2024, não recebendo nenhuma indicação, o que achei muito injusto. Trata-se de um filmaço. Não perca!  

.