quinta-feira, 23 de maio de 2024

 

“NAHIR – ENTRE A PAIXÃO E AS GRADES” (“NAHIR”), 2024, Argentina, 1h46m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de Hernán Guerschuny, seguindo roteiro assinado por Sofia Wilhelmi. Trata-se de um drama policial baseado em fatos reais, ou seja, o assassinato do jovem Fernando Pastorizzo (Simon Hempe) por sua namorada, a jovem estudante universitária Nahir Galarza (Valentina Zanedre), em 2017, na cidade argentina de Gualeguaychú, província de Entre Ríos. O crime chocou a Argentina, culminando com a condenação, em 2018, de Nahir à pena de prisão perpétua. Num tom quase documental, o filme acompanha a trajetória da moça bem antes do homicídio, quando era uma das meninas mais bonitas da cidade, chegando a concorrer ao concurso de Miss Primavera. Filha do policial Marcelo Galarza (Cesar Bordón), ela sempre foi mimada e muito namoradeira. Mesmo quando namorava Fernando, ela tinha casos com outros rapazes, despertando o ciúme de Fernando. Em dezembro de 2017, Nahir assassinou Fernando com dois tiros utilizando o revólver do pai. Os fatos são descritos em flashbacks, mostrando o que realmente aconteceu naquela noite de dezembro de 2017. Nahir confessou o crime, foi julgada e condenada à prisão perpétua. O filme destaca uma outra versão sobre o caso, mas a culpa foi assumida por Nahir. O filme foi totalmente realizado em locações na periferia de Buenos Aires, pois os moradores de Gualeguaychú, em respeito à família do jovem assassinado, não permitiram as filmagens. Trocando em miúdos, “Nahir” não é daqueles filmes argentinos que a gente acostumou a elogiar, mas não faz feio como documento.    

quarta-feira, 22 de maio de 2024

 

“BEEKEEPER – REDE DE VINGANÇA” (“THE BEEKEEPER”), 2024, Estados Unidos, 1h45m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de David Ayer (“Esquadrão Suicida”, “Marcados Para Morrer”), seguindo roteiro assinado por Kurt Wimmer. “Beekeeper” (apicultor) chega com a promessa de entreter e divertir, além de muita ação. Posso garantir que a promessa é plenamente cumprida. O filme tem um ritmo alucinante do começo ao fim, muita pancadaria e uma história que não ofende nossa inteligência, embora carregada de cenas difíceis de engolir. Mas é um filme de ação e tudo isso é perdoado. Vamos à história: Adam Clay (Jason Statham, o brucutu do momento) foi um agente especial do governo norte-americano, recrutado para missões especiais comandadas por uma organização clandestina chamada “Beekeeper”. Agora aposentado, mora de favor em um celeiro nos fundos de uma casa na zona rural onde vive a idosa Eloise Parker (Phylicia Rashad), que o acolheu como se fosse seu filho. Tudo caminha na maior normalidade até que uma empresa de informática engana a idosa e retira todo o dinheiro da sua conta, grande parte dele de uma entidade que cuida de crianças. Adam não se conforma e vai atrás dos picaretas, prometendo chegar até os chefões. Um deles, porém, é filho da presidente norte-americana. Olha a situação! Só que a vingança de Adam não tem limites e quem cruzar o seu caminho vai sofrer na pele a brutalidade do moço. Muita gente vai para a cidade dos pés juntos. As cenas de ação são ótimas. Como em outros filmes em que atuou, o ator inglês Jason Statham, na vida real especialista em artes marciais, dá plenamente conta do recado. Completam o elenco Jeremy Irons, Jemma Redgrave, Josh Hutcherson, Emmy Raver-Lampman, Minnie Driver, Michael Epp, Taylor James e David Witts. Sem dúvida, um ótimo filme de ação. Não perca!             

segunda-feira, 20 de maio de 2024

 

 

“VIDAS PASSADAS” (“PAST LIVES”), 2023, coprodução EUA/Coreia do Sul, 1h46m, em cartaz, para alugar, na Prime Vídeo, roteiro e direção de Celine Song, cineasta sul-coreana radicada nos Estados Unidos. É o seu primeiro filme no cinema. Antes, dirigiu a série “A Roda do Tempo”. É um filme sensível e reflexivo, cuja história acompanha a trajetória de vida de dois jovens sul-coreanos, amigos de infância e namoradinhos ginasianos em Seul. Aos 12 anos, Na Young – mais tarde Nora – emigrou com a família para o Canadá e durante mais de uma década não ouviu falar do antigo namoradinho, Hae Sung (Teo Yoo). Até que um dia os dois voltam a se encontrar através da Internet. Conversam diariamente durante meses, mas, à medida que um sentimento mais forte aflora, Nora decide não mais se comunicar com ele, pois precisa também se dedicar à profissão de escritora. Nove anos depois, eles se reencontram, desta vez pessoalmente, em Nova Iorque. Só que ela está casada com o jovem escritor Arthur (John Magaro). Como a própria diretora confessa, a história é baseada em sua experiência pessoal de vida.  Além de ser indicado para disputar o Oscar 2024 de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, o filme conquistou inúmeros prêmios em importantes festivais mundo afora, entre os quais os de Sundance, Berlim, São Paulo, Rio de Janeiro, Sidney e Jerusalém. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme conseguiu uma taxa de aprovação de 97%, um número raramente atingido. Realmente, o filme é excelente, embora um tanto lento. “Vidas Passadas” comprova mais uma vez a qualidade do atual cinema sul-coreano. Muitos críticos o elegeram como o melhor filme de 2023, no que eu concordo plenamente. Imperdível!          

domingo, 19 de maio de 2024

“ROMA EM CHAMAS” (“ADAGIO”), 2023, Itália, 2h6m, em cartaz na Netflix, direção de Stefano Sollima, que também assina o roteiro ao lado de Stefano Bises. Ao estrear na programação do 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em setembro de 2023, o filme dividiu os críticos. Eu fiquei do lado dos que gostaram. O jovem Manuel (Gianmarco Franchini) é preso pela polícia e concorda em fazer um serviço em troca de sua liberdade e do silêncio sobre o seu delito. Afinal, Manuel é filho único de Daytona (o grande Toni Servillo), um poderoso chefão da máfia de Roma agora aposentado e com problemas de demência. No meio de sua missão, ou seja, fotografar uma festa particular à base de cocaína, Manuel fica com medo e acaba se escondendo. Vasco (Adriano Giannini), o chefe corrupto da polícia, sabe que o jovem sabe do esquema de corrupção e então passa a persegui-lo por toda a capital italiana. Daytona sugere que Manuel procure a ajuda de um antigo capanga mafioso, Romeo Cammello (Pierfrancesco Favino, totalmente careca e com as sobrancelhas raspadas, irreconhecível). A caçada ao jovem também envolverá um outro ex-capanga de Daytona, o agora cego Polniuman (Valerio Mastandrea), uma referência bem-humorada ao grande ator norte-americano Paul Newman. O próprio Daytona, apesar do declínio mental, também se envolve na história. Vale destacar que o filme inteiro é ambientado em uma Roma de calor insuportável, constantes apagões de energia e um violento incêndio na floresta que circunda a cidade – daí o título. Além do ótimo elenco, o filme destaca-se também pela qualidade de sua fotografia, a cargo de Paolo Carnera. Lembro que o diretor Stefano Bises tem no currículo a séria “Gomorra”, um grande sucesso, e os filmes “Suburra”, “Sicário – Dia do Soldado” e “Sem Remorso”, estes dois últimos feitos nos Estados Unidos. Outro lembrete interessante é o fato do ator Adriano Giannini, no papel do chefe da polícia, ser filho do grande ator Giancarlo Giannini e da atriz Livia Giampalmo. Resumo da ópera: “Roma em Chamas” é um filmaço!