sábado, 7 de setembro de 2024

 

“VISÕES” (“VISIONS”), 2023, França, 2h03m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de Yann Gozlan (“O Homem Ideal”, “Asfalto de Sangue”), que também assina o roteiro com Michel Fessler. Trata-se de um suspense psicológico centrado em Estelle Vasseur (a atriz alemã Diane Kruger), uma comandante de avião casada com Guillaume (Mathieu Kassovitz), um renomado médico-cirurgião. Os dois vivem um casamento aparentemente consolidado e rotineiro, ela viajando pelo mundo e ele trabalhando num hospital. Até que um dia, após chegar ao aeroporto para mais uma viagem, Estelle reencontra Anna Dale (Marta Nieto), com a qual viveu um romance lésbico há 20 anos. Bastou esse encontro para Estella reativar os sentimentos antigos. Papo vai, papo vem, as duas voltam a se relacionar. Enquanto Estella se apaixona novamente pela antiga namorada, Anna não leva a nova relação a sério. Obcecada pela amante, Estella começa a vigiá-la, quando descobre que ela mantém um relacionamento com a empresária Johana Van Damaker (Amira Casar). Em meio a essa situação, Guillaume começa a desconfiar da sanidade de Estella, cujas visões, desde jovem, costumam atingir o patamar de vidência, já que algumas realmente se concretizam. Diante desse quadro, o espectador é levado a acreditar que nem todas as situações que vê na tela são reais ou frutos da imaginação de Estelle, que começa a apresentar sintomas de desequilíbrio. O suspense fica por conta da expectativa do que pode acontecer no desfecho, ou seja, uma tragédia se avizinha. Dito e feito. Não é um filme muito fácil de digerir, mas a presença forte da atriz Diane Kruger garante um bom resultado.    

                     

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

“PLANO A” (“PLAN A”), 2022, coprodução Alemanha/Israel, 1h49m, em cartaz na Prime Vídeo, roteiro e direção dos irmãos israelenses Doron e Yoav Paz. (“A Lenda de Gole”, “Jerusalém”). Já li inúmeros livros e assisti a muitos filmes sobre a Segunda Grande Guerra, mas não conhecia a história desse drama baseado em fatos reais descritos no livro “Nakam”, da historiadora israelense Dina Porat. A história, ambientada na Alemanha logo após o final do conflito, relembra a atuação de um grupo de judeus motivados a se vingar dos nazistas depois do Holocausto, em sua maioria sobreviventes dos campos de concentração. Um deles, Max (Augusto Diehl), ingressou no Nakam – nome do grupo – disposto a se vingar da morte de sua família. Havia uma dissidência no grupo. Uns eram a favor de só eliminar oficiais e soldados nazistas que praticaram crimes. Outra vertente, mais radical, queria uma vingança “olho por olho, dente por dente”, ou seja, eliminar 6 milhões de alemães, o mesmo número de judeus mortos nos campos de concentração. Max resolve ingressar no grupo mais radical, que planejava envenenar os sistemas de água de várias cidades alemãs. Completam o elenco Sylvia Hoeks, Michael Aloni, Ishai Golan, Oz Zehavi e Yoel Rozenkier. Resumo da ópera, trata-se de um filme bastante importante como documento histórico. É pesado demais, mas realista como exige o contexto. Quem curte a História não deve perder.     

                     

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

 

“ASTEROID CITY”, 2023, Estados Unidos, 1h45m, em cartaz na Prime Vídeo, direção de Wes Anderson, que também assina o roteiro com Roman Coppola (filho do diretor Francis Ford Coppola). Quem já assistiu algum filme do cineasta norte-americano Wes Anderson sabe que seu estilo costuma subverter a normalidade cinematográfica, com filmes que se destacam por visuais excêntricos, personagens caricatos, histórias que carecem de lógica e diálogos fora do contexto e que beiram o nonsense. O que não se pode negar é a aparentemente inesgotável criatividade do diretor, cuja imaginação realmente transcende o comum. Podemos comprovar todo isso nos seus filmes mais conhecidos, como “The Royal Tenenbaums”, “O Grande Hotel Budapeste”, “Moonrise Kingdom” e “The Darjeeling Limited”. Como mostra o elenco estrelado (confira no final do comentário), Anderson mantém um grande prestígio junto aos estúdios, artistas e produtores. Em “Asteroid City”, Anderson é ainda mais radical. A história, ambientada nos anos 50 do século passado, é centrada numa competição acadêmica para jovens cientistas numa cidade fictícia no deserto, chamada Asteroid City. Na verdade, trata-se da encenação de uma peça de teatro criada pelo personagem de um dramaturgo, que intercalou as situações principais em  atos teatrais. Enfim, não espere nada normal nessa história, como acontece em todos os filmes de Anderson. Confira o elenco estrelado: Tom Hanks, Scarlett Johansson, Jason Schwartzman, Adrien Brody, Margot Robbie, Rupert Friend, Maya Hawke, Edward Norton, Bryan Cranston, Matt Dillon, Jeffrey Wright, Willem Dafoe, Tilda Swinton, Hope Davis, Steve Carell e Jeff Goldblum, só para citar os mais conhecidos. Poucos filmes/diretores conseguem a proeza de reunir tantos astros de renome. Trocando em miúdos, “Asteroid City” é muito interessante, bem diferente do que costumamos ver no cinema.       

                     



domingo, 1 de setembro de 2024

“A LIBERTAÇÃO” (“THE DELIVERANCE”), 2024, Estados Unidos, em cartaz na Netflix, 1h51m, direção de Lee Daniels (“O Mordomo da Casa Branca”, “Preciosa”, “A Última Ceia”, ou seja, um cineasta de respeito), que também assina o roteiro com a colaboração de David Coggeshall. O tema da possessão demoníaca, cujo maior clássico ainda é “O Exorcista”, de 1973, carregou muitos outros filmes no vácuo, mas nenhum deles, até hoje, foi capaz de dar tanto medo. “A Libertação”, que acaba de chegar à Netflix, é o melhor em muitos anos. O terror começa logo que você fica sabendo que a história é baseada em fatos reais. O caso aconteceu na pequena cidade de Gary, Indiana, com a família de Latoya Ammons – a quem o filme é dedicado -, em 2011, quando seus três filhos foram possuídos por uma entidade maligna. O filme traz a atriz Andra Day como Ebony Jackson, a mãe solteira que aluga uma casa e vai morar com a mãe (Glenn Close) e os três filhos. Tal qual o fato real, a casa é assombrada por uma energia sinistra, que logo se manifesta, para desespero da família de Ebony, que vai sofrer nas mãos do demônio até o desfecho. Além da assustadora história, o filme conta com um incrível trabalho de maquiagem e efeitos especiais de muita qualidade. O desempenho do elenco é outro trunfo, principalmente as atrizes Andra Day e Glenn Close, que se entregam de corpo e alma aos seus papéis. Também estão no elenco Aunjanue Ellis-Taylor, Anthony B. Jenkins, Caleb McLaughlin e Demi Singleton. Os fãs dos filmes de terror vão delirar – literalmente – com o filme. Não percam!