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segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O veterano diretor chinês Wayne Wang tem no currículo ótimos filmes, entre os quais recomendo “Mil Anos de Orações”, “Flor da Neve e o Leque Secreto” e, principalmente, “O Clube da Felicidade e da Sorte”. Mesmo um craque como Wang pode, eventualmente, pisar na bola. Foi o que aconteceu quando dirigiu “ENQUANTO ELAS DORMEM” (“Onna Ga Nemuru Toki”), 2015, Japão, cuja estreia (fora de competição) aconteceu durante o 66º Festival de Berlim, em fevereiro de 2016. O roteiro, escrito por Mami Sunada, Shinho Lee e Michael Ray, foi adaptado de um dos mais conhecidos contos do escritor espanhol Javier Marías. No cinema, porém, virou um verdadeiro conto do vigário. Indecifrável e lento. Enfim, difícil de digerir. O filme explora temas como o  voyeurismo e o desejo sexual, realidade misturando-se com fantasia, tudo muito hermético para o espectador comum. Kenji Shimizu (Hidetoschi Nishijima) é um escritor em crise criativa e existencial. Ao hospedar-se com a esposa Aya (Sayuri Oyamada) num resort à beira-mar, Kenji conhece o sr. Sahara (Takeshi Kitano), que está hospedado com a jovem Miki (Shiori Kutsuna). A relação do idoso, de 72 anos, com a jovem de 20 anos, é um mistério. Desde que Miki tinha 14 anos, por exemplo, Sahara sempre teve por hábito fotografá-la dormindo – daí o título do filme. Quando Kenji vê as fotografias, fica totalmente obcecado, passando a querer desvendar e entender o que está acontecendo. Eu mudaria o título para “Enquanto a plateia dorme”...      
 

              

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